VIVACI Maia abre na Primavera de 2009

Com 114 lojas, o novo centro comercial, cuja apresentação acaba de ser efectuada, criará cerca de 1.300 postos de trabalho.



2008.06.26

O VIVACI Maia, o novo centro comercial da cidade, abre portas na próxima Primavera e fica localizado na Zona Industrial da Maia (lugar das Guardeiras, Moreira da Maia), representando um investimento de 45 milhões de euros por parte do Grupo FDO, através da FDO Imobiliária. Este espaço começou a ser construído em Novembro de 2007 e significa a criação de 1.300 postos de trabalho directos e indirectos.

O VIVACI Maia, que beneficia de uma rede de transportes bastante diversificada (metro, autocarro e uma boa rede viária), tem uma área de influência que acolhe cerca de 228 mil habitantes – Maia, Matosinhos e Vila do Conde. O desígnio dos promotores deste centro comercial é o de conferir ao concelho da Maia uma nova oferta comercial, com espaços modernos e integrados.

O novo centro comercial, que acaba de ser apresentado, terá 114 lojas, entre as quais um supermercado Modelo e insígnias de renome como a Worten, Sportzone, Maxmat, Modalfa, Kids Only, Page One, Book It e Egoista. Além destes espaços, comportará um moderno health club, da Solplay, com 2.300 metros quadrados, 19 restaurantes e um parque de estacionamento coberto e gratuito para 1.000 viaturas. O VIVACI Maia terá uma área bruta locável (ABL) de 19.300 metros quadrados e uma área bruta de construção (ABC) de 59.000 metros quadrados.

A comercialização do VIVACI Maia está em curso e é da responsabilidade da Guedes Pinto SA, estando já 70 por cento da ABL comercializada. O projecto de arquitectura foi realizado pela Capinha Lopes e Associados e a gestão do empreendimento está a cargo da CB Richard Ellis.

A construção deste centro comercial insere-se numa política de expansão do Grupo FDO, em particular da FDO Imobiliária, cuja perspectiva é a de se tornar num dos principais operadores de retalho a nível nacional. O VIVACI Maia é o terceiro de 10 centros comerciais em desenvolvimento pela FDO Imobiliária – depois da Guarda e das Caldas da Rainha, ambos com abertura prevista para o Outono de 2008. No total serão investidos cerca de 400 milhões de euros, em várias cidades do país, o que constitui uma forte aposta do Grupo FDO nesta área de negócio, para uma ABL total de 235 mil metros quadrados e uma ABC total de 600 mil metros quadrados.

Fundado em 1980, o Grupo FDO tem como principais áreas de negócio os sectores da Construção Civil e Obras Públicas, Promoção Imobiliária, Centros Comerciais, Hotelaria, Serviços e Parques de Estacionamento. O crescimento bem visível reflecte-se na presença além fronteiras, com sucursais em França, Espanha, Angola, Marrocos e Polónia. Em 2007, o Grupo apostou na marca própria “VIVACI – Centros Comerciais”.

FICHA TÉCNICA VIVACI MAIA
 
Localização: Lugar das Guardeiras, freguesia de Moreira
Data de abertura: Primavera 2009
Área bruta locável: 19.300 metros quadrados
Área bruta de construção: 59.000 metros quadrados
Lojas: 114
Restaurantes: 19
Supermercado: 1
Health Club: 1
Lugares de estacionamento: 1.037
Postos de trabalho directos: 330
Postos de trabalho indirectos: 1.000
Investimento: 45 milhões de euros
Gestão de projecto e obra: Iperplano
Construção: FDO Construções