Vaudeville Rendez-Vous estima receber mais de 13 mil visitantes
Durante quatro dias, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão vão estar no centro do pensamento artístico do circo contemporâneo.


2018.07.24

Mais do que apresentar propostas de circo contemporâneo, o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous pretende afirmar esta forma artística no panorama cultural português, partindo do dinamismo da região norte para a consolidação de uma nova geração. Esta semana, o mais influente festival de circo contemporâneo vai “invadir” as praças e espaços públicos de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, fazendo 21 apresentações dos 10 espetáculos programados – entre eles, três estreias absolutas, em coprodução com o Vaudeville, e quatro estreias nacionais. Todos os eventos têm entrada totalmente gratuita e são para toda a família.

Entre 25 e 28 de julho, dezenas de artistas nacionais e internacionais convergem neste “triângulo” minhoto para também pensar as novas formas de valorização do circo contemporâneo. Para além da programação de espetáculos, o Vaudeville Rendez-Vous propõe várias atividades paralelas, de que são exemplo as oficinas de malabarismo, equilíbrio e acrobacia aérea. No dia 27 de julho, está agendada a terceira edição do Showcase, uma oportunidade única que dá a oportunidade aos artistas de apresentarem o seu trabalho a programadores internacionais. Já a 28 de julho, vai-se debater a nova geração de artistas que começa agora a sair dos novos cursos profissionais de circo.

E porque os Festivais são sempre uma oportunidade de se conhecer e explorar o território envolvente, o Vaudeville Rendez-Vous apresenta várias sugestões que portugueses e estrangeiros podem “desvendar” nas cidades que acolhem o evento. De entre as propostas, destaque para as visitas “fora de horas” a museus, como é o caso da Fundação Cupertino de Miranda – Centro Português do Surrealismo, em V. N. de Famalicão, que, no dia 28 de julho, está aberto entre as 18h00 e as 22h30. Também é possível ver várias exposições, nomeadamente em Guimarães (Paço dos Duques de Bragança ou CIAJG) e em Braga (Casa dos Crivos ou Museu da Imagem). A organização estima que o Vaudeville Rendez-Vous receba mais de 13 mil visitantes nos três concelhos durante os quatro dias.