catolica porto
Univ. Católica
Católica Porto

 

 
A Universidade Católica Portuguesa é a única universidade não estatal que faz parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum. No Porto, integra a Católica Porto Business School, a Escola das Artes, a Faculdade de Direito - Porto, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia - Porto, o Instituto de Bioética e o Instituto de Ciências da Saúde - Porto, contando com cerca de 6.000 estudantes, 600 docentes e 200 funcionários.

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB - www.esb.ucp.pt) - integra a Universidade Católica no Porto e oferece cursos de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Pós-Graduação nas áreas das ciências da vida (nutrição, microbiologia) e engenharia (alimentar, ambiente e biomédica). Foi pioneira no lançamento da formação em Engenharia Alimentar em Portugal, há já 30 anos, oferecendo ainda a única licenciatura em Microbiologia existente no país. O suporte científico aos vários cursos é garantido pela investigação desenvolvida no seu Centro de Biotecnologia e Química Fina, que detém actualmente o estatuto de Laboratório Associado e participa ativamente em mais de 40 redes nacionais e internacionais. Ainda no âmbito da ESB está a incubadora de PME, que faz a ligação para o empreendedorismo de base tecnológica e já apoiou cerca de 30 projetos empresariais.


Trabalhos 
(selecção)


> 49% dos portugueses não denuncia más condutas éticas no trabalho | Quase 1/3 dos trabalhadores na Europa tem conhecimento de má conduta laboral, mas tem mais facilidade em denunciar. Portugal é exceção.

> Católica no Porto aposta na produção sustentável de carne e leite | Investigação pretende alterar o paradigma do setor, de forma a valorizar os benefícios ambientais e nutricionais da produção destes dois produtos.

> Católica no Porto debate o futuro das marcas na era digital | Ivity, Continente, E-life, Bitmaker, Parfois, Super Bock, MEO e SIVA são as empresas convidadas a analisar o impacto do digital nas marcas.

> Dupla de realizadores encerra festa da arte cinemática no Porto | João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata são os realizadores que encerram a Porto Summer School on Cinematic Art, a 23 de junho.

> Católica no Porto apresenta projetos de investigação de alunos da ESB | Desperdício alimentar ou esterilização de biomateriais em debate no evento que conta com empresas como Sonae, Cerealis ou Amyris.

> Entre arte e cinema: Apichatpong Weerasethakul no Porto | Apichatpong Weerasethakul exibe o filme que lhe valeu a Palma de Ouro, no âmbito do programa cultural da Escola das Artes da Católica no Porto.

> Cinema português de Filipa César viaja até à Fundação de Serralves | Filme “Spell Reel”, da autoria da realizadora portuguesa, é o destaque do programa gratuito promovido pela Escola das Artes da Católica no Porto.

> Cinema português passa pela Foz, por Serralves e pela Baixa do Porto | Programa gratuito da iniciativa da Escola das Artes da Católica no Porto leva a arte, o cinema e exposições aos mais diversos pontos da cidade.

> Católica no Porto dinamiza cursos de verão na área da saúde | Diabetes, violência contra os idosos ou primeiros socorros em crianças são alguns dos temas propostos pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS).

> Porto recebe sessões de cinema, conferências e exposições gratuitas | Escola das Artes da Universidade Católica promove a Porto Summer School on Cinematic Art, de 18 a 23 de junho, com um programa aberto.




Site oficial

Período
de colaboração
2010/ ...

Áreas de intervenção
Comunicação