teatro nacional sao joao
TNSJ
Teatro Nacional São João

 

 
O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.


Trabalhos 
(selecção)


> TeCA: Trattoria Pirandello apresenta três peças num só ato | O Homem com a Flor na Boca, Sonho (ou talvez não) e Cecè são as obras que sustentam o espetáculo apresentado por Simão Do Vale Africano.

> “Menu” Pirandello para saborear pela primeira vez no TeCA | Com encenação e tradução de Simão Do Vale Africano, espetáculo parte de três peças em um ato de Luigi Pirandello.

> Teatro Nacional São João celebra a obra de Maria Velho da Costa | Programa contempla um colóquio internacional e uma leitura encenada. Os momentos decorrem a 12 e 13 de novembro e têm entrada gratuita.

> Criação dos Artistas Unidos chega ao palco do TNSJ esta quinta-feira | Do Alto da Ponte – uma peça sobre medo, traição e delação – inicia uma “caminhada” que a companhia vai fazer pela obra de Arthur Miller.

> A Bella Figura das relações humanas em estreia no TeCA | Espetáculo está em cena de 2 a 4 de novembro, com encenação de Nuno Cardoso e tradução de Alexandra Moreira da Silva.

> Teatro Nacional São João promove conferência com Martin Crimp | Peça do dramaturgo britânico The Rest Will Be Familiar to You from Cinema integra a programação dos espaços do TNSJ, em março de 2019.

> Nuno Cardoso estreia Bella Figura no palco do Teatro Carlos Alberto | “Teatro de nervos” de Yasmina Reza chega ao Porto numa tradução de Alexandra Moreira da Silva, partindo depois para o centro do país.

> TeCA: Em Display fala-se em português, inglês e mandarim | Peça tem texto e encenação de Carlos J. Pessoa. Uma das intérpretes esteve nomeada para Melhor Atriz nos Globos de Ouro 2018.

> Obra de vencedora de um Pulitzer vai ser lida nas Leituras do Mosteiro | O Cinema, de Annie Baker, coloca o espectador (e o leitor) no lugar de onde se vê o filme numa “carta de amor ao teatro”. A entrada é gratuita.

> Rui Mendes e Beatriz Batarda encontram-se no palco do TNSJ | TEATRO é uma produção do Teatro Nacional D. Maria II com texto e encenação do francês Pascal Rambert e chega agora ao Porto.




Site oficial

Período
de colaboração
2014/ ...

Áreas de intervenção
Comunicação