teatro nacional sao joao
TNSJ
Teatro Nacional São João

 

 
O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.


Trabalhos 
(selecção)


> Música experimental vai “invadir” o Teatro Carlos Alberto | Primeira edição do Colexpla acolhe novos artistas e também nomes fortes da experimentação e improvisação sonora internacional.

> Pode “um comboio” partir do presente com destino ao passado? | Luís Mestre é responsável pela encenação e dramaturgia de A Chegada de um Comboio à Cidade, que sobe ao palco de 12 a 22 de julho.

> A Chegada de um Comboio à Cidade estreia-se no Teatro Carlos Alberto | Responsável pela dramaturgia e encenação, Luís Mestre sobe também ao palco para dar corpo a uma das personagens da peça.

> Nova produção do Teatro Nacional São João apresenta-se em Almada | Lulu é uma encenação de Nuno M Cardoso a partir dos textos de Frank Wedekind e fala de uma mulher livre numa sociedade capitalista.

> Ópera de Marcos Portugal revisitada no TNSJ após dois séculos | La Donna di Genio Volubile foi apresentada pela primeira vez no então Real Teatro São João. Espetáculo estreia-se no dia 6 de julho.

> ESMAE, TNSJ e RTP são parceiros na criação de nova pós-graduação | Curso está orientado para pessoas com formação ou experiência nas disciplinas de teatro, cinema, audiovisual e literatura.

> TNSJ acolhe as recentes criações de mais de meia centena de jovens | Alunos do Balleteatro e da Escola Superior Artística do Porto apresentam projetos incluídos na iniciativa As Escolas de Teatro no TNSJ.

> ESMAE, TNSJ e RTP apresentam sexta-feira novo projeto educativo | Sessão pública conta com a presença de responsáveis das três entidades envolvidas na criação de uma nova pós-graduação em Dramaturgia.

> Mendoza: a adaptação mexicana de Macbeth chega ao TNSJ | Produção internacional foi desenvolvida em vários bairros da Cidade do México, entre 2007 e 2013, e tem como contexto a Revolução Mexicana.

> Leituras no Mosteiro celebram o seu oitavo aniversário | Mais de sete mil leitores já partilharam textos de cerca de 220 autores. Antígona, de Jean Anouilh, encerra esta temporada do ciclo de leituras.




Site oficial

Período
de colaboração
2014/ ...

Áreas de intervenção
Comunicação