teatro nacional sao joao
TNSJ
Teatro Nacional São João

 

 
O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.


Trabalhos 
(selecção)


> TeCA: Poemas de Regina Guimarães “transformam-se” em leitura musical | Das Línguas é uma produção do Teatro do Frio que coloca em cena a relação viva entre o músculo língua e a língua portuguesa.

> Leituras no Mosteiro iniciam périplo por peças editadas nos anos 1950-60 | Primeira sessão aborda Tirésias, de Guillaume Apollinaire, título que viria a ser publicado pela editora Contraponto, dirigida por Luiz Pacheco.

> Jorge Louraço Figueira “embarca” numa viagem ao passado no TeCA | Evocando uma das mais famosas peças de Samuel Beckett – À Espera de Godot –, o encenador e dramaturgista faz uma homenagem a Ribeirinho.

> Jorge Louraço Figueira evoca peça de Beckett no Teatro Carlos Alberto | Espetáculo é uma homenagem a Francisco Ribeiro, mais conhecido como Ribeirinho, ator de filmes como O Pai Tirano ou o Pátio das Cantigas.

> O amor e o ciúme de Otelo voltam a “invadir” o palco do TNSJ em janeiro | Com encenação, cenografia e figurinos de Nuno Carinhas, o espetáculo regressa para as últimas apresentações, entre os dias 5 e 20 de janeiro.

> Josef Nadj está de volta a Portugal a convite do Teatro Nacional São João | Mnémosyne é um projeto díptico que se apresenta pela primeira vez em território nacional, após a estreia na Biennale de la Danse de Lyon 2018.

> TNSJ: Nova criação de Josef Nadj e Otelo são os destaques de janeiro | Programação no arranque do novo ano contempla ainda uma homenagem a “Ribeirinho” e dois espetáculos para público infanto-juvenil.

> TNSJ encerra 2018 com concerto inspirado no Renascimento | Com direção de Marcos Magalhães e Marta Araújo, Veneza e os Limites da Moralidade tem produção de Os Músicos do Tejo.

> TNSJ estreia produção própria no Dia Mundial do Teatro | Próximo ano reserva muitas novidades, com 29 espetáculos, num total de 12 estreias, em cena nos três espaços geridos pelo TNSJ.

> Sessão das Leituras no Mosteiro dá destaque à dramaturgia portuguesa | João Pedro Mamede, Lara Morgado, Maria Quintelas, Ricardo Correia e Tiago Correia são os cinco convidados da última edição do ano.




Site oficial

Período
de colaboração
2014/ ...

Áreas de intervenção
Comunicação