teatro nacional sao joao
TNSJ
Teatro Nacional São João

 

 
O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.


Trabalhos 
(selecção)


> Teatro Carlos Alberto volta a ser o melhor espaço para Ter Razão | Ricardo Alves assina o texto e encenação do espetáculo que resulta de uma cocriação do Ensemble e do Teatro da Palmilha Dentada.

> Teatro Nacional São João celebra 99 anos e prepara o seu centenário | Dia 7 de março, a instituição apresenta as linhas gerais da programação de 2020 e convida o público a “mergulhar” em viagens performativas.

> Baleizão celebra as memórias de infância no Teatro Carlos Alberto | Aldara Bizarro é responsável pela conceção e criação do espetáculo, assegurando também a interpretação do mesmo, ao lado de Miguel Horta.

> Leituras no Mosteiro exploram universo da edição para teatro | Guilherme Tell Tem os Olhos Tristes, do dramaturgo espanhol Alfonso Sastre, é o texto em destaque na próxima sessão. Entrada gratuita.

> TNSJ assinala Dia Mundial do Teatro com estreia de produção própria | O Resto Já Devem Conhecer do Cinema, de Martin Crimp, conta com encenação conjunta de Nuno Carinhas e Fernando Mora Ramos.

> BREU: Os heróis do palco são os anónimos do dia-a-dia | Com estreia agendada para hoje, 14 de fevereiro, no Teatro Carlos Alberto, o espetáculo debruça-se sobre os bastidores e artistas do circo tradicional.

> Les Saint Armand lançam novo álbum de originais no TNSJ | Na Memória da Paisagem é o nome do trabalho da banda que será agora apresentado num concerto intimista no Salão Nobre da instituição.

> TeCA: BREU “olha” para o glamour e precariedade do universo do circo | Nova criação de Joana Moraes propõe uma abordagem tão humanista quanto humorística sobre os bastidores de um espetáculo de circo.

> TNSJ torna-se o palco do nonsense de Alice no País das Maravilhas | Maria João Luís e Ricardo Neves-Neves propõem uma representação de Alice por um “coro heterogéneo” que assume diferentes formas e ritmos.

> TeCA: Poemas de Regina Guimarães “transformam-se” em leitura musical | Das Línguas é uma produção do Teatro do Frio que coloca em cena a relação viva entre o músculo língua e a língua portuguesa.




Site oficial

Período
de colaboração
2014/ ...

Áreas de intervenção
Comunicação