Setúbal 2016: Um ano de desporto e mais de uma centena de eventos
No total, a organização vai realizar mais de 160 iniciativas, distribuídas por modalidades que vão do futebol à natação. A Taça de Portugal de Patinagem Artística assume-se como um dos destaques do programa. 


2016.01.13

Setúbal é, em 2016, Cidade Europeia do Desporto, posicionando-se como a primeira capital de distrito portuguesa a, durante um ano, promover as mais diversas áreas do desporto no contexto da distinção concedida pela União Europeia. No total, a organização vai realizar mais de 160 iniciativas, distribuídas por modalidades que vão do futebol à natação. A Taça de Portugal de Patinagem Artística, que se realiza a 7 e 8 de maio, assume-se como um dos destaques do programa. Já em junho, Setúbal recebe uma prova de apuramento para os Jogos Olímpicos 2016 – que têm lugar no Rio de Janeiro, no Brasil. A prova de natação em águas abertas “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016” realiza-se no fim-de-semana de 11 e 12 de junho e assume-se como um dos mais importantes momentos do evento. 

Outra das novidades da Cidade Europeia do Desporto está relacionada com a realização de uma das etapas da Volta a Portugal em Bicicleta, que regressa, a 6 de agosto e 42 anos depois, a Setúbal. A organização destaca, ainda, a realização do Dura Trail Internacional de Setúbal, agendado para 8 de outubro. A promoção do desporto será realizada, igualmente, através da realização de um conjunto alargado de debates, palestras, formações e exposições, que terão lugar até 17 de dezembro, data que marca o encerramento de Setúbal 2016.  

Durante a apresentação das linhas gerais do programa oficial de Setúbal 2016 – que decorreu esta quarta-feira, 13 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal –, Maria das Dores Meira (presidente da Câmara Municipal), Pedro Pina (vereador do Desporto) e Luís Liberato Baptista (diretor do Departamento de Cultura, Educação e Desporto da autarquia) revelaram, ainda, pormenores da cerimónia oficial de abertura, agendada para 30 de janeiro.