Sede da Wipro Retail inaugurada por Cavaco Silva

Empresa indiana, que conta com mais de 300 colaboradores em Portugal, fornece soluções de TI para alguns dos maiores retalhistas do mundo.



2008.12.03

O Presidente da República, Cavaco Silva, inaugura hoje a nova sede da multinacional Wipro Retail, um dos maiores fornecedores globais de soluções ao nível das tecnologias de informação (TI). A abertura da nova sede na Maia é o mais recente desenvolvimento do plano de expansão global levado a cabo pela empresa, que faz parte da multinacional indiana Wipro Limited. O objectivo é reforçar as capacidades da Wipro no que respeita ao fornecimento de serviços e suporte aos seus clientes.

A abertura da nova sede, localizada no Tecmaia (Zona Industrial da Maia), representa um marco na história da Wipro. A empresa está presente em Portugal desde 2006, após ter adquirido a Enabler – uma empresa do grupo Sonae, líder em tecnologias de informação – para reforçar e potenciar o portefólio de soluções para o sector do retalho e expandir a sua área de actuação. A Wipro escolheu Portugal devido à aposta do país em TI e à oferta de recursos humanos com capacidades nesta área, o que permite à empresa o recrutamento a nível local de colaboradores com competências específicas.

Para António Murta, vice-presidente para a área do retalho, “Portugal é fulcral na estratégia da Wipro em servir players globais devido à herança e experiência centradas no sector de retalho e ao fácil acesso a recursos humanos com talento”. “A nova sede na Maia irá fornecer recursos e conhecimentos em Oracle que tornam a Wipro líder mundial na implementação e integração destas ferramentas. Estamos a desenvolver competências ao nível do retalho e bens de consumo e, no futuro, queremos estender estes serviços para clientes de outras indústrias”, adianta.

A estratégia de expansão global da Wipro inclui ainda investimento em novos centros de desenvolvimento em diversos países. A multinacional inaugurou recentemente um centro de serviços partilhados para um cliente no Brasil, assim como um escritório em Colónia, na Alemanha. A empresa está ainda presente na Roménia e na Polónia. A partir da sede da Maia, a Wipro fornece suporte e consultoria a alguns dos maiores retalhistas do mundo, como a Tesco ou o Ahold Group, bem como a grandes empresas portuguesas do sector.

A Wipro fornece soluções e serviços ao nível das tecnologias de informação, incluindo integração de sistemas, outsourcing de sistemas de informação, implementação de módulos, desenvolvimento e manutenção de aplicações de software e serviços de investigação e desenvolvimento para empresas a nível global. A Wipro Limited é a primeira empresa a nível mundial certificada em PCMM de Nível 5 e SEI CMM de Nível 5.

No mercado indiano, a Wipro é líder no fornecimento de soluções e serviços de TI para o segmento corporate daquele país, oferecendo integração de sistemas, integração de redes e soluções de software. A Wipro assegura ainda presença em nichos de mercado, como por exemplo nos segmentos de engenharia de infra-estruturas e produtos de consumo. Nos mercados da Ásia, Pacífico e Médio Oriente, a Wipro fornece serviços e soluções de TI para multinacionais.

A área de ADS (Aerospace, Defence & Satellite) da Wipro está cotada na bolsa de Nova Iorque e a empresa está listada nos mercados financeiros indianos (Stock Exchange - Bombaim, e na National Stock Exchange). Para mais informação, por favor visite os nossos websites em www.wipro.com, www.wiprocorporate.com e www.wipro.in.