Seara.com desenvolve nova plataforma
Nova solução tecnológica representa um salto significativo na comunicação web, com sites mais intuitivos e com um maior número de funcionalidades.


2005.12.28

A Seara.com, empresa especialista em estratégias de comunicação web, acaba de lançar uma nova versão da sua plataforma, que promete apaixonar o mercado da internet. As inúmeras novidades, de autoria do departamento tecnológico da Seara.com, visam tornar ainda mais acessível a navegação e a gestão de conteúdos virtuais, com claros benefícios para o utilizador e o administrador, respectivamente. A «Seara Site Server 4.0» é uma solução tecnológica que passará a acompanhar todos os novos projectos da empresa e que garante uma gestão simples e intuitiva dos sites, através de uma área totalmente administrável. O back-office, área de trabalho diariamente utilizada pela maior parte das empresas e particulares que têm sites, apresenta-se com uma imagem bastante actual, sendo a ergonomia uma das suas principais características. Além disso, o recurso a novos ícones e ferramentas de comércio electrónico permite uma ainda maior optimização dos sites desenvolvidos pela Seara.com. Com esta nova versão, a Seara.com dá também um passo em frente no que diz respeito à programação por objectos, pelo que a partir de agora será mais acessível desenvolver um site com um maior número de funcionalidades. Abílio Pacheco, director-executivo da Seara.com não hesita em afirmar que “a nova versão assinala uma mudança de paradigma, maximizando a concepção e o desenvolvimento de sites extraordinários“. Além disso, a eficácia dos sites em termos de prestação é claramente optimizada. A empresa liderada por Abílio Pacheco não tem dúvidas quanto a uma nova tendência que, até ao fim do ano e início de 2006, irá marcar o mercado da internet: a gestão e a condução inteligente de sites, baseada na interpretação de dados estatísticos. “Será fundamental disponibilizar aos detentores de sites – particulares ou empresas – ferramentas e informação de decisão que lhes permitam medir, em tempo real, a performance dos seus espaços na Internet“, sublinha o director-executivo da empresa. Com a finalidade de ir ao encontro desta nova realidade do mercado, a plataforma faz uma clara e inovadora aposta nas estatísticas de acesso e de comportamentos, dando ao administrador de um site importantes indicadores para a definição da melhor estratégia de actuação a seguir. O objectivo é o de corresponder às expectativas do utilizador. Para isso, a leitura pormenorizada de tráfegos (motores de busca, domínios, endereços, número diário de visitantes, resolução dos monitores dos utilizadores, entre tantos outros elementos) e as novas estatísticas nos catálogos de produto (com registo do tipo de visibilidade conquistada por cada produto) constituem apenas dois exemplos das novas ferramentas de gestão introduzidas pela equipa da Seara.com. Aliás, os catálogos de produtos passam a ter um sistema de pesquisa interna no back-office – em tudo semelhante ao sistema que já existe na parte visível dos sites –, para que o administrador possa, de uma forma rápida e directa, alterar, acrescentar e modificar o conteúdo relacionado com determinado produto. Newsletters à medida Mas as inovações da área administrável não se ficam por aqui e estendem-se ainda às newsletters e aos e-mails: no primeiro caso, é permitido configurar e personalizar cada newsletter sem recorrer aos serviços de quem construiu o site, bastando apenas seguir as instruções e definir as caracteríticas desejadas, tais como introdução de ficheiros em flash e de filmes, inserção de cabeçalhos e de rodapés, criação de blocos com ou sem imagens, utilização de bolds e itálicos, entre outras possibilidades. No caso dos e-mails automaticamente enviados pelos sites, a personalização das mensagens está à distância de um clique, uma vez que o administrador pode mudar o template desses e-mails sempre que o entender. À construção de endereços de acesso directo e à gestão de direitos para a administração – que permite que um só site tenha vários administradores, organizados por rubricas, secções, áreas – junta-se ainda a chave de segurança. Esta é uma solução que garante uma maior credibilidade aos registos efectuados, já que implica a introdução, pelo visitante, de algarismos ou letras visíveis numa imagem (uma nova protecção face a eventuais hackers). Relembre-se que a Seara.com foi criada em Julho de 2000 por Miguel Monteiro e Abílio Pacheco, tendo neste momento 35 colaboradores divididos entre os escritórios do Porto e Lisboa. A empresa apresenta uma clara expansão, tendo sido considerada a quarta empresa portuguesa mais respeitada em Portugal, segundo um inquérito elaborado pela PricewaterhouseCoopers e pelo Financial Times, divulgado em Novembro de 2004.