Referência mundial do guionismo participa no A Quatro Mãos
Dizer adeus aos bloqueios criativos e dominar com mestria a escrita de diálogos é a proposta de Valentín Fernández-Tubau em dois workshops.


2017.09.04

É considerado um dos maiores mestres do guionismo mundial e vai estar presente na primeira edição do A Quatro Mãos - Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português, que se realiza entre 12 e 15 de outubro, em vários espaços de Cascais. A convite da Academia Portuguesa do Cinema, Valentín Fernández-Tubau vai ser responsável pelos workshops “Escrever Diálogos” e “Ideias e Criatividade”, sendo que esta última formação integra os programas de formação de cadeias televisivas como Canal Sur e a EITB.

“Ideias” é a palavra de ordem quando se fala em escrita e em bons guiões. Contudo, nem sempre é fácil que sejam boas e fluídas. Com uma carreira de prestígio e uma experiência ímpar, Valentín Fernández-Tubau vai ensinar os participantes do workshop “Ideias Criativas” a potenciar a sua capacidade de gerar ideias aplicáveis a todas as áreas do guião – estrutura, enredo, diálogos, etc. Na sessão será possível aprender como fomentar a criatividade, bem como técnicas de brainstorming aplicadas ao audiovisual e de construção de mapas mentais, entre outros métodos. Já no que diz respeito à escrita de diálogos – prática essencial para quem trabalha o audiovisual – o espanhol vai dar respostas claras aos problemas que a maioria dos guionistas enfrenta no dia-a-dia. O workshop “Escrever Diálogos” vai clarificar os princípios básicos da construção de diálogos, identificar os principais erros cometidos e ensinar a ultrapassá-los. As duas formações têm a duração de quatro horas e serão ministradas em espanhol.

Um percurso de excelência no audiovisual
É guionista, consultor de guionismo, professor, psicólogo, CEO da plataforma Abcguionistas e diretor da ARS-Media. Valentín Fernández-Tubau nasceu em Barcelona e trabalha na industria cinematográfica há mais de 25 anos. Em 1990, foi um dos pioneiros a estruturar a atividade de consultoria de guiões, da então Sogecine. Enquanto consultor, conta com mais de 30 créditos em filmes de realizadores consagrados, incluindo El Lince Perdido, vencedor do Prémio Goya 2009 para Melhor Filme de Animação.

Tendo vendido as suas obras a várias entidades de referência, como o Canal Plus, Euroficción ou Cristal Producciones, entre outras, consolidou a sua carreira através da escrita de guiões de cinema e televisão, adaptações e coordenação de séries televisivas. Foi consultor para produtores e programas institucionais, e é atualmente diretor da ARS-Media e CEO da plataforma Abcguionistas – a maior comunidade de guionismo da Espanha e América Latina, com mais de 100 mil membros registados. Com um percurso tão vasto e rico, dá ainda aulas em várias instituições de ensino internacionais de cinema e televisão.

A primeira edição do “A Quatro Mãos” tem a produção executiva de Paulo Trancoso e coordenação geral de Patrícia Vasconcelos, que partilha a direção de projeto com Rui Vilhena e Edson Athayde. Entre palestras, Q&A’s, debates, workshops e até uma masterclass, o evento garante a presença de duas dezenas de nomes nacionais e internacionais de referência do audiovisual. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas através do site do projeto: http://aquatromaos.pt.