Realizador de produção original da Netflix na preview “A Quatro Mãos”
Evento conta ainda com a presença de João Botelho, entre outros nomes de referência nacional no setor do audiovisual. A entrada é gratuita.


2017.09.18

A Casa das Histórias – Museu Paula Rego e o auditório da Fundação Dom Luís I, em Cascais, recebem, no próximo dia 23 de setembro, o evento preview do “A Quatro Mãos” - Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português – que se realiza entre 12 e 15 de outubro, em vários espaços da cidade e traz a Portugal vários nomes de referência nacional e internacional do audiovisual. De entrada gratuita, o momento de antecipação conta com um programa de atividades recheado, com especial destaque para a presença internacional de Roger Gual, o guionista e realizador da primeira longa metragem original da Netflix Espanha.

Um dia na companhia de nomes maiores do audiovisual
Com início agendado para as 11h00, prolongando-se até às 18h30, são cinco as atividades programadas a que os participantes vão ter acesso. O dia abre com a intervenção de Nuno Bernardo – produtor e argumentista da Beactive Entertainment – que vai explicar “Como exportar guiões para o mercado internacional". De seguida, é a vez de Luís Campos apresentar o “seu” Guiões, único festival exclusivamente dedicado à escrita do guião em língua portuguesa.

Após o almoço, às 13h45, Roger Gual, a única presença internacional nesta preview, vai apresentar uma palestra onde falará sobre as várias “primeiras vezes” que experienciou ao longo da sua carreira: o processo de escrita e produção de uma primeira longa independente, de uma primeira longa com grande orçamento, de uma primeira longa para o mercado internacional e, claro, de uma primeira longa para a Netflix. Este último projeto chama-se “7 Años” e reflete sobre a lealdade e a crueldade humana, contando com um elenco de luxo.

Com espaço para o debate de novas tendências no meio audiovisual, a iniciativa vai reunir representantes de canais de televisão e produtoras de ficção - Virgílio Castelo (RTP), Bruno Santos (TVI), Gabriela Sobral (SIC), Luís Cunha Velho (Plural) - para abordarem o tema “À Procura do Próximo Grande Êxito”. A preview “A Quatro Mãos” encerra, no auditório da Fundação Dom Luís I, com um nome bem conhecido do cinema português: João Botelho. O realizador e guionista, que estreia em outubro o seu próximo filme “Peregrinação”, vai apresentar a palestra “5 Livros, 5 Filmes”, sobre a sua vasta experiência de adaptação de obras maiores da literatura portuguesa ao cinema. Todas as palestras acontecem na Casa das Histórias – Museu Paula Rego, exceto a palestra de João Botelho que decorrerá no Centro Cultural de Cascais. A participação na iniciativa requer uma inscrição prévia, através do e-mail entradas@aquatromaos.pt.

Mais de duas dezenas de talentos reunidos em Cascais
Com produção executiva de Paulo Trancoso e coordenação geral de Patrícia Vasconcelos, que partilha a direção de projeto com Rui Vilhena e Edson Athayde, o projeto “A Quatro Mãos” vai reunir mais de duas dezenas de nomes de referência do guionismo, da realização e produção do audiovisual. A primeira edição do evento conta com um programa recheado de palestras, Q&A’s, debates, workshops e uma masterclass, com convidados internacionais como Paulo Morelli, Jô Bilac ou Valentín Fernández-Tubau. A nível nacional marcam presença Leonor Teles, Vicente Alves do Ó e Gonçalo Galvão Teles, entre outros. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas através do site do projeto: http://aquatromaos.pt.