RAR Imobiliária partilha know-how com estudantes da ESAD
Empresa dá a conhecer novas visões estratégicas da economia sustentável, através da coordenação de três módulos da Pós-Graduação.


2011.05.30

A RAR Imobiliária, promotora imobiliária pertencente ao Grupo RAR, é co-organizadora da Pós-Graduação em Arquitectura e Habitar Sustentável, no âmbito da parceria que mantém com a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. O curso – dirigido a projectistas de interiores, produto, arquitectura, engenharia civil e engenharia ambiental – permite obter um conhecimento aprofundado sobre temáticas relacionadas com o habitat sustentável.

A empresa é responsável pela coordenação de três módulos da Pós-Graduação. A disciplina “Construção Sustentável”, leccionada no primeiro semestre pela Engenheira Paula Fernandes – responsável pela Direcção de Projecto da RAR Imobiliária – e pelo Arquitecto Paulo Coelho, dá a conhecer, entre outros aspectos, técnicas de reabilitação, soluções disponíveis para a poupança de recursos materiais, novas metodologias, além de case studies. Paula Fernandes é ainda docente do módulo “Certificação e Normativas” que permite aprofundar os processos e métodos de certificação, nomeadamente em sustentabilidade, bem como as normativas portuguesas e da Comunidade Económica Europeia (CEE). 

Actualmente, está ainda a decorrer o módulo “Análise da Procura do Projecto Sustentável”, orientado por quadros da empresa, que apresenta as novas tendências da economia sustentável em diversas vertentes, como fileira curta, o comércio justo ou o micro-crédito. Recorde-se que a sustentabilidade é um dos eixos estratégicos da actuação da RAR Imobiliária. O Edifício do Parque, em Matosinhos, constitui o mais recente projecto da empresa e foi o primeiro empreendimento em Portugal a ser certificado, quer ao nível da qualidade técnica da construção quer ao nível da sustentabilidade.

A RAR Imobiliária dedica-se à promoção imobiliária de empreendimentos residenciais de qualidade. Dirigindo a sua oferta para o segmento alto do mercado, tem visto ser reconhecida a sua capacidade de inovação. Os empreendimentos Monchique e Edifício do Parque são disso exemplo, tendo recebido a classificação de “Melhor Projecto” no Salão Imobiliário de Lisboa. O seu compromisso com a sustentabilidade leva a RAR Imobiliária a ser pioneira em Portugal na certificação DomusNatura.