Primeiro espaço de óptica desportiva abre em Portugal
Opticlinic, situada em Cascais, passa a dispor de tecnologia única que permite a criação de lentes desportivas à medida de cada atleta.


2011.02.17

Amanhã, sexta-feira, 18 de Fevereiro, chega ao mercado português o primeiro espaço exclusivamente dedicado à óptica desportiva. O centro de cuidados visuais e óptica Opticlinic, situado em Cascais, vai proporcionar aos atletas de alta competição a possibilidade de adquirirem no território nacional lentes oftálmicas desportivas. Com este segmento de negócio, a Opticlinic pretende aumentar a protecção visual e a eficácia na apreciação das distâncias dos atletas enquanto desempenham a actividade desportiva.

O espaço está dotado com um equipamento inovador designado HECTOR – desenvolvido pela Shamir, que é detentora de um dos maiores departamentos mundiais de investigação e desenvolvimento de lentes oftálmicas –, que permite a concepção de lentes oftálmicas desportivas personalizadas de acordo com as necessidades e características de cada atleta. A produção das lentes tem em consideração aspectos como os dados pessoais do utilizador, a modalidade praticada e os campos visuais mais utilizados durante a prática desportiva.

Nike estreia espaço com cinco novas tecnologias

A utilização de artigos de óptica por parte de desportistas de elite foi celebrizada pela futebolista holandês Edgar Davids, que sofria de glaucoma. Desde então, esta tem sido uma prática cada vez mais usual no universo do desporto. O basquetebolista da NBA, Amare Stoudemire, e mais recentemente o futebolista brasileiro Neymar são exemplos de outros atletas que recorrem a acessórios desta natureza para obterem um melhor tempo de reacção e um aumento de precisão dentro do campo.

A marca de artigos desportivos Nike, através da Nike Vision, que é distribuída pela Marchon Portugal, é a primeira a garantir presença na Opticlinic. Passará a oferecer cinco soluções distintas e ajustadas a diferentes necessidades dos atletas: o Nike Max Lens – que minimiza risco de distorção –, o Interchange – que está adaptado a alterações metereológicas –, o Golf Tint – especializado para golfistas e que permite realçar o contraste entre a bola e o céu –, o FLEXON – que se caracteriza pela capacidade de resistência e flexibilidade – e o Ventilation – que evita a formação de névoas nas lentes. Os artigos garantem uma maior resistência ao choque, oferecendo protecção contra o vento, a poeira, a poluição e os raios UV prejudiciais.