Portugal é o país per-capita com mais inscrições no DiscoverEU
Apenas França, Alemanha, Itália e Espanha obtiveram um maior volume de inscrições. Programa suscitou o interesse de 80 mil jovens


2019.01.15

Portugal é o país per-capita com mais inscrições no DiscoverEU – iniciativa lançada pela Comissão Europeia e que, em Portugal, tem na Agência Erasmus+ Juventude em Ação, por via do Eurodesk, o elemento fundamental de suporte. No total, foram mais de 6.300 os jovens nacionais que se candidataram a um passe de viagem gratuito para descobrir a Europa e que terão, agora, oportunidade de viajar, sozinhos ou em grupo, entre 15 de abril e 31 de outubro, por um período que pode ir até 30 dias.

Nesta segunda fase da iniciativa DiscoverEU – que suscitou o interesse de aproximadamente 80 mil jovens de todos os Estados-Membros da União Europeia –, apenas Alemanha (14.348), Itália (9.796), França (8.663) e Espanha (8.504) obtiveram um maior volume de inscrições. Fica, ainda, a nota de que, das 80 mil candidaturas, foram selecionadas 14.536 inscrições, com base nos critérios e nas quotas estabelecidas para cada Estado-Membro.

Próxima fase de candidaturas deverá arrancar no verão
Para Luis Alves, diretor da Agência Erasmus+ Juventude em Ação, “é um motivo de orgulho enorme perceber que os jovens portugueses são, na Europa, aqueles que maior vontade de conhecer o seu continente demonstram”. O responsável acrescenta, ainda, que “a Agência Erasmus+ Juventude em Ação pretende continuar a assumir-se como uma estrutura facilitadora, sempre disponível para apoiar estes jovens nestas importantes descobertas”. “Acredito que, na próxima fase de candidaturas serão ainda mais os portugueses a demonstrar interesse em descobrir a Europa através de um périplo pessoal”, conclui.

A iniciativa DiscoverEU assume-se como uma experiência de viagem informal, simples e acessível, destinada a jovens ou pequenos grupos de jovens de 18 anos, dando-lhes a possibilidade de conhecer o património e a diversidade cultural da Europa, de estabelecer contacto com outros jovens e de descobrir a sua identidade europeia. Refira-se que a Comissão Europeia tenciona lançar a próxima fase de candidaturas já este verão.