Paredes apresentada como exemplo de cidade inteligente
Mayors Forum reuniu em Beijing especialistas e autarcas chineses e europeus para troca de experiências e debate sobre habitabilidade.



2014.10.07

A cidade portuguesa de Paredes foi única participação nacional no Mayors Forum, realizado no âmbito da Beijing Design Week Smart City, no final de setembro. Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal, discursou perante uma plateia de cerca de 300 pessoas, entre altos funcionários municipais locais, autoridades municipais e decisores políticos. O fórum serviu para apresentar panorâmica atual do estatuto, desafios e oportunidades para as cidades criativas, focando políticas urbanas, estratégia, iniciativa, resultado e aprendizagem.

O encontro serviu ainda de palco ao lançamento do Smart City Innovation Centre, think tank internacional e plataforma de troca de experiências, cujos objetivos passam pela criação de ligações entre governos, empresas, unidades de investigação e o grande público. Uma das preocupações permanentes nas discussões foi a de encontrar formas de tornar Beijing o mais habitável e criativa possível. Integram este centro empresas multinacionais como a Microsoft, ZTE Corporation, Hitachi, Barcelona Smart City ou a AE Solutions, entre outras.

O Mayors Forum surge num contexto de desenvolvimento urbano na China, demasiado centrado no investimento em infraestruturas, negligenciando a componente de serviço; e que falha na estruturação do serviço público. A cidade necessita de modelos de sistemas de segurança de informação sólidos, e de operação, manutenção e desenvolvimento sustentável. O Mayors Forum contou com outras presenças internacionais, como as de Carsten Haurum, CEO da administração e cultura e lazer de Copenhaga, e Vicente Guallart, Chief Architect do município de Barcelona.

O fórum é uma co-organização da Beijing Design Week e do Centro de Investigação em Engenharia da Sociedade Chinesa para Estudos de Urbanismo (MOHURD), com a Academia de Planeamento Urbano e Design de Zhongcheng e o grupo Gehua – Bluerock Digital Arts Co.Ltd.