O que têm em comum Unicer, Chamartín e Chip7?
Recurso aos serviços do Grupo BusinessUp foi a solução encontrada pelas empresas para melhorar a performance comercial.


2007.04.23

A resposta à pergunta tem tanto de simples como de difícil de encontrar. As três empresas encaixam no perfil que o Grupo BusinessUp privilegia nos seus clientes: não se acomodam, têm sentido ético, gostam de andar um passo à frente da concorrência e lutam diariamente pela inovação e criatividade. Por isso, a Unicer, a actual Chamartín (ex-Amorim Imobiliária) e a Chip7 (bem como as restantes empresas do grupo Avanport – Seara.com e Introduxi) trabalham de perto com um dos Grupos com maior potencial de crescimento nos próximos anos, em áreas ainda pouco exploradas em Portugal. Liderado por João Alberto Catalão, o Grupo BusinessUp foi criado no início de 2006, ainda que a primeira empresa, a SalesUp (especialista em Assessoria e Consultoria Comercial), tenha sido fundada em 2002. De então para cá, a evolução do universo Up passou pela criação de companhias à medida das necessidades ou oportunidades do mercado. Assim, foram nascendo a 4Store’s (Soluções Integradas para Espaços Comerciais), a YouUp (Coaching e Dinamização de Eventos Motivacionais) e a FoneUp (Soluções Integradas de Telecomunicações). O INV – Instituto de Negociação e Vendas, liderado por Ana Teresa Penim, reúne um conjunto alargado de empresários, decisores e especialistas do comércio/distribuição, da produção e dos serviços empenhados na dinamização comercial e na elevação do prestígio da área comercial. O INV assume-se como learning partner do Grupo BusinessUp, uma vez que é a única instituição portuguesa totalmente especializada e dedicada à negociação e às vendas, desenvolvendo acções de desenvolvimento de performance profissional que apostam não só na qualificação e credenciação na área comercial, como também na promoção de acções inovadoras a nível nacional e internacional. A instituição tem em vista reforçar a afirmação social da área comercial, que hoje abrange já cerca de 40 por cento do total da força de trabalho em Portugal. João Alberto Catalão foi eleito recentemente presidente da Associação Ibero-americana de Coaching, entidade que agrega 27 países. No Porto, apresenta este conceito que deriva da palavra inglesa coach (de carruagem) como uma ferramenta de promoção e desenvolvimento do desempenho profissional e pessoal, aplicável a todos os níveis hierárquicos, idades ou profissões. Nas palavras do próprio presidente do Conselho de Administração do Grupo BusinessUp, “o Coach é um facilitador de processos”. E é neste registo que o Grupo conta, além das empresas acima citadas, com clientes como a Sony, a Bacardi-Martini, a Sogrape, a AXA Seguros, o Intermarché, a Macorlux, a PT Comunicações, a Vista Alegre, a Redunicre, a Bertrand, o Grupo Sá ou as espanholas IESEC Human e Rives Pittman, entre muitas outras. Três exemplos de colaboração A Chamartín (ex-Amorim Imobiliária), a Chip7 e a Unicer são apenas três exemplos de colaboração com o Grupo BusinessUp. No caso da Chamartín, a procura foi no sentido de se criar um perfil de excelência dos profissionais da área comercial da Chamartín, através de um projecto de desenvolvimento de performance comercial para as equipas da unidade de negócio residencial. Eficácia e reformulação dos conceitos comerciais, ao abrigo dos novos desafios, estão na base da acção do Grupo BusinessUp, em nome dos resultados de sucesso. Hoje a colaboração estende-se a outros domínios, como é o caso da realização de acções especializadas pelo INV – Instituto de Negociação e Vendas para todos os lojistas e colaboradores dos centros comerciais Dolce Vita de todo o país. No caso da Unicer, a colaboração iniciou-se com um projecto dirigido às equipas comerciais da Distribuição – gestores operacionais e assistentes de loja, que todos os dias promovem o reforço da liderança da Unicer nos hipermercados, supermercados e cash & carries. O reforço das competências em negociação, liderança, técnicas de vendas e merchandising integrado constituem o principal enfoque desta colaboração que privilegia a metodologia de acompanhamento no terreno. A Chip7 optou por chamar a si os serviços do Grupo BusinessUp para a reformulação do seu conceito de loja, através da 4Store’s. Defendendo que “Sem Conceito Não Há Negócio” e apoiada na investigação contínua que realiza a nível internacional e nos objectivos estratégicos do seu cliente, a 4Store’s concebeu para as lojas Chip7 o conceito “Best Choice”. Especialização, tecnologia cool, credibilidade e aconselhamento são valores que suportam o conceito e o novo rosto dos pontos de venda Chip7, que assim pretende reforçar a sua posição no mercado. Três casos, mas poderiam ser muitos mais. O Grupo BusinessUP chega agora ao Porto, seis anos depois da sua criação. Uma empresa que tem em João Alberto Catalão e em Ana Teresa Penim os rostos da direcção, mas que congrega uma vasta equipa altamente especializada, focada numa atitude e em soluções UP para os seus parceiros de negócio.