“O Filho Bastardo” vence edição 2008 do AcrobActic

Foi pela mão do Grupo Gamobar que os novos talentos da moda portuguesa acabaram de apresentar os seus projectos em passerelle. A quarta edição do AcrobActic, realizou-se na Opel Centrum Douro – concessionário Opel do Grupo Gamobar – e teve como principais objectivos abrir novos caminhos para o design de moda nacional e apresentar uma nova visão sobre a beleza e a moda contemporâneas.



2008.03.04

O grande vencedor da edição deste ano, contemplado com um prémio de 2 500 euros, foi o “O Filho Bastardo” (Vitor Bastos), com a colecção intitulada “Awakenings”. O estilista arrecadou ainda o galardão de “Melhor Coordenado Masculino”, entregue pelo administrador do Grupo Gamobar, Carlos Cerqueira.

“O Filho Bastardo” procurou revelar a beleza além da questão visual e para tal baseou-se nas milícias populares iraquianas, apelidadas de “Awakenings”. De origem sunita, estas milícias têm como objectivo proteger os civis. Recorde-se que o tema do certame deste ano foi a “relevância da irrelevância da beleza e o poder da sua impotência”.

Na passerelle, os três coordenados do “O Filho Bastardo” evidenciaram o conceito apresentado: ombros com pormenores militares – transparecendo a ideia de segurança –, formas sobrepostas com cortes de desenho fluído em estruturas resistentes, rebites aplicados em grande quantidade e zippers niquelados, associados à importância do metal em guerras bélicas. Outra das curiosidades desta colecção passa pelo facto de todos os coordenados apresentarem o rosto tapado, simbolizando a burka.

Importa ainda registar que na componente feminina Cristina Vaz Pinto arrecadou o primeiro prémio com o “Melhor Coordenado Feminino”. A jovem estilista teve como inspiração a arte deco e a tecnologia, conferindo um carácter simultaneamente futurista e romântico aos coordenados. Coube a José Cunha, director-geral da Opel Centrum Douro, revelar o nome da jovem e efectuar a entrega do prémio.

Mais do que um desfile, uma oportunidade

No total, foram 18 os estilistas que perseguiram o sonho de trilhar rumos semelhantes aos de Katty Xiomara ou de Nuno Baltazar, nomes lançados pelas  edições anteriores do AcrobActic, ainda sob o nome Porto de Moda. Para marcarem presença no evento, os 18 finalistas tiveram de passar pelo rigoroso crivo do júri, constituído por nomes sobejamente conhecidos como Júlio Trocato ou Lidija Kolovrat.

Muito mais do que um mero desfile, o AcrobActic é uma excelente oportunidade para que jovens criadores nacionais, que ainda estão a dar os primeiros passos no exigente e fascinante mundo da moda, mostrem publicamente a força da sua criatividade. Recorde-se que os vencedores das edições anteriores foram, por ordem cronológica, Bárbara Silva, Daniela Pereira e Filipa Veirus.

O Grupo Gamobar é uma referência no sector automóvel, comercializando as marcas Peugeot, Opel, Alfa Romeo, Dodge, Chrysler e Jeep. Fundado em 1963, o Grupo está presente no Porto, Matosinhos, Vila do Conde, Santo Tirso, Trofa, Maia, Rio Tinto e Valongo, tendo, desde o ano 2000, a Certificação Internacional de Qualidade (ISO 9001) pelos serviços prestados no sector automóvel.

CURRICULUM DOS VENCEDORES

O Filho Bastardo

O Filho Bastardo (19/01/1986)
Frequenta curso de design de moda do Citex
Coordenação de moda para Eusébio & Rodrigues – Tour Modalfa Verão e Inverno
Criação e estudos de mercado para lançamento de marca própria com a “filhadedeus, - ofilhobastardo”
Projecto Diamond Dogs para Jovens Criadores’07 seleccionado para representar Portugal na mostra internacional

Cristina Vaz Pinto

Cristina Vaz Pinto (26/04/1987)
1º Ano na Faculdade ESAD
2º Ano de Estilismo da ESAD