Municípios debatem gestão de centros históricos
Secretários de Estado da Administração Local e do Desenvolvimento Regional estarão presentes na abertura e encerramento do evento.


2014.10.22

De 30 de outubro a 1 de novembro, Lagos recebe o XV Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, iniciativa durante a qual representantes políticos, técnicos e especialistas se centram nos desafios de gestão que cidades com centro histórico enfrentam. Durante as várias sessões serão debatidos as problemáticas relacionadas com a reabilitação e conservação do património, políticas, estratégias e soluções financeiras, que a conjuntura económica atual limita consideravelmente. António Leitão Amaro, secretário de Estado da Administração Local, marca presença na abertura do evento.

Organizado pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH) e pela Câmara Municipal de Lagos – com o apoio da empresa municipal Futurlagos –, o encontro destaca a “Vida moderna na cidade antiga”, painel em que as questões de harmonização entre a revitalização e a salvaguarda estarão em destaque. O evento integra, ainda, uma visita às Muralhas de Lagos, durante a qual será lançada a discussão em torno da reabilitação e a sustentabilidade, tema central no segundo dia do encontro. Braga, Vila Real de Santo António, Évora e Viana do Castelo são alguns dos municípios que participam na sessão, partilhando experiências e desafios.

Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional no encerramento
Destaque-se, ainda, a abertura oficial do período para apresentação das candidaturas ao Prémio Nacional de Arquitetura “Alexandre Herculano” (PNAAH, edição de 2014/2015) e a entrega de “Público Louvor” a Jorge Justino – presidente do Instituto Politécnico de Santarém – e da “Medalha de Ouro da APMCH” a Francisco Lopes, presidente cessante da associação.

O encontro assinala, também, os 259 anos do Terramoto de 1755, catástrofe que obrigou a uma profunda reconstrução da cidade de Lagos. Manuel Castro Almeida, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, tem a seu cargo o encerramento do XV Encontro Nacional de Municípios com Centros Históricos, que decorre no Centro Cultural de Lagos.