Mindfulness: Como reduzir o stress e melhorar o ambiente escolar?
Sessão, que decorre na Católica no Porto, conta com uma parte prática, durante a qual os professores terão uma experiência de mindfullness.


2019.01.28

Violência, bullying, questões de comportamento e burnout são problemáticas que afetam, inevitavelmente, os profissionais de educação e que podem originar distúrbios mentais. Atenta a estas questões, e com vista a ajudar os educadores, a Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto promove uma nova sessão do “Aprender a Educar – Programa para Professores e Educadores”, que tem como tema “Mindfulness para professores: Ensinar de fora para dentro”. A sessão está agendada para esta quarta-feira, 30 de janeiro, às 18h00, e decorre no campus Foz da instituição.

Apesar de, hoje, ser comum falar-se em mindfulness, o que significará concretamente? O mindfulness é uma técnica de meditação que se baseia na concentração do momento presente, com vista a reduzir o stress e regular os estados emocionais. Como tal, e tendo em conta as diferentes variáveis que podem afetar os professores, surge a necessidade de (re)pensar o bem-estar, físico e mental, destes profissionais, criando ambientes favoráveis à aprendizagem.

Orientados por Filipa Soares, da Ser Integral – Centro Português de Mindfullness, os participantes irão experimentar, nesta sessão, práticas de mindfulness, perceber o seu papel em contexto escolar e no auto-cuidado do professor(a). Refira-se que esta é a última sessão da edição para professores de 2018/2019 e que a iniciativa, promovida pela Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, pretende dar resposta aos desafios específicos que emergem no contexto escolar. Mais informações em http://www.fep.porto.ucp.pt/pt/aprender-a-educar-geral?msite=1

A Universidade Católica Portuguesa é constituída por quatro centros regionais: Braga, Lisboa, Porto e Viseu. No Porto, a Universidade tem dois campus que integram 8 unidades académicas e sete unidades de investigação onde uma comunidade vibrante de mais de 8000 mil professores, alunos e colaboradores partilham conhecimento nas áreas das Artes, Bioética, Biotecnologia, Direito, Economia, Educação, Enfermagem, Gestão, Psicologia, Teologia entre outras. Neste momento, a Católica no Porto oferece 13 licenciaturas, 29 mestrados, 11 doutoramentos, 40 pós-graduações, formação avançada e executiva, Teen Academy e programa Universitário Mais Saber. www.porto.ucp.pt