MedX já tratou sete mil doentes com dores crónicas na coluna vertebral
Tratamento – ministrado exclusivamente pela Clínica Praxis – regista taxa de sucesso de 88 por cento e baseia-se no fortalecimento da musculatura.


2012.06.20

Em pouco mais de uma década, a terapia MedX já tratou cerca de sete mil doentes com dores crónicas na coluna, em Portugal. O tratamento – instituído em 1999, por Manuel Enes, médico especializado em ortopedia na Alemanha, e ministrado exclusivamente na Clínica Praxis – baseia-se no fortalecimento da musculatura por aparelhos de resistência geridos informaticamente. O MedX regista uma taxa de sucesso superior a 88 por cento no tratamento de doenças degenerativas da coluna que são, actualmente, a principal causa de baixas médicas em Portugal e aquelas que suscitam mais reformas por invalidez.

A MedX caracteriza-se por ser uma terapêutica não invasiva, com um tempo médio de recuperação que varia entre os três e os quatro meses, possibilitando que o paciente mantenha a sua actividade profissional regular ao longo do processo de tratamento. Além de ser não invasiva, possibilitar uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, a técnica é também menos dispendiosa do que as terapias tradicionais: os custos do tratamento equivalem, em média, a 15 por cento do de uma cirurgia à hérnia discal.

Hérnia discal e estenose espinal são patologias mais tratadas
Desde que foi instituída em Portugal, a técnica MedX permitiu evitar, em 30 por cento dos casos, aquele que seria o mais que certo recurso à intervenção cirúrgica. Hérnia discal e estenose espinal – doença cuja prevalência tem vindo a aumentar progressivamente e que, além da coluna, também provoca dores nos membros – são as principais patologias a que a técnica MedX tem prestado tratamento.

Em primeira instância, o processo de tratamento assenta num teste de diagnóstico que mede a força e a mobilidade (amplitude articular) dos músculos extensores lombares. É com base no resultado obtido que é elaborado o programa de terapia completo que se estende por 16 sessões, a realizar uma ou duas vezes por semana. Os tratamentos individuais são administrados por terapeutas especialmente treinados. Através do fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna, a terapia MedX dedica-se, também, ao tratamento de patologias como, e entre outros, perturbações posturais, alterações degenerativas, osteoporose e espondilolistese.

Criada em 1987, a Clínica Praxis é uma unidade de saúde para exame, diagnóstico, tratamento e cirurgia ambulatória, e serve de base ao Centro de Cirurgia Discal Doutor Manuel Enes, que se destina ao tratamento de doenças degenerativas da coluna vertebral. Em Portugal, a Praxis distingue-se pelo facto de ser o único centro a ministrar a técnica MedX. Trata-se de uma terapia dedicada ao tratamento de dores crónicas da coluna vertebral, que se baseia no fortalecimento da musculatura por aparelhos de resistência geridos informaticamente.

A aplicação de técnicas minimamente invasivas, que possibilitam uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e menos dispendiosa, é uma das imagens de marca desta unidade de saúde. Recentemente, a clínica recebeu o prémio de melhor trabalho sobre próteses de coluna no Congresso Mundial de Cirurgia de Coluna, que decorreu no Hawai. A colaboração regular com especialistas de cirurgia de coluna reconhecidos internacionalmente confere à Clínica Praxis o título de “Centro Internacional da Coluna” – “International Spine Center”. A Praxis exerceu, desde sempre, a sua actividade no âmbito da medicina exclusivamente privada, privilegiando o contacto directo com o doente e evitando e mediação de terceiros.