MBA em Hotelaria e Turismo arranca em Janeiro
O curso, que vai já na segunda edição, terá lugar no Porto e é promovido pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo.


2004.12.10

Estão abertas as candidaturas para a segunda edição do MBA em Hotelaria e Turismo que terá lugar no Porto a partir de 21 de Janeiro de 2005. O curso é promovido pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) e resulta de uma parceira com a Universidade Fernando Pessoa. O MBA em Hotelaria e Turismo destina-se a licenciados, bacharéis e técnicos de turismo, hotelaria, restaurantes, transportes e agências de viagens e profissionais com experiência profissional relevante. O principal objectivo é o de aprofundar conhecimentos especializados e adquirir novas metodologias de trabalho. Pretende-se desta forma que os gestores não só consigam um melhor desempenho das suas funções, mas também uma evolução progressiva nas suas carreiras. Os diferentes seminários, que comportam as 240 horas lectivas do curso, são compostos por vários módulos, que à semelhança do MBA em Destinos Turísticos – também promovido pelo IPDT – contam com uma vertente teórica, mas também com uma vertente vincadamente prática. Através de estudo de casos e aprendizagem pela acção, os alunos vão ter a oportunidade de aplicar os conceitos e metodologias adquiridos ao longo do curso. Os módulos são presenciais e a avaliação é contínua. Os participantes deste MBA terão à disposição matérias de apoio online que vão permitir a realização dos trabalhos de avaliação. Os trabalhos deverão ser feitos em grupo e deverão abordar as diferentes áreas do MBA. Aos três melhores trabalhos de fim de curso serão atribuídos prémios (a revelar oportunamente). Farão ainda parte deste MBA um conjunto de seminários complementares que visam uma maior aplicação da teoria à prática. Assim, e recordando a primeira edição do MBA em Hotelaria e Turismo, tiveram lugar alguns dos seguintes seminários, que se repetirão nesta segunda edição: Gestão de Crises em Hotelaria e Turismo (por Guilherme Santana, Director de Planeamento Estratégico da Agência Nacional do Petróleo do Brasil), Gestão de Transporte Aéreo (por Gavin Eccles, consultor da British Airways), Gestão Aeroportuária (por Vítor Rocha, Director de Marketing da ANA), entre outros. A leccionação deste MBA estará a cargo de professores nacionais e internacionais, bem como de profissionais do sector. Os alunos que concluírem o MBA em Hotelaria e Turismo com aproveitamento, poderão prosseguir os seus estudos para o Mestrado em Ciências Empresariais na Universidade Fernando Pessoa. As inscrições para o MBA em Hotelaria e Turismo poderão ser feitas online em www.institutodeturismo.org. O Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, fundada em 2003 por um conjunto de personalidades ligadas ao sector. O Instituto tem como missão o ensino pós graduado e a investigação aplicada ao sector do turismo.