Masterclass de James Bonnet integra programa do A Quatro Mãos
Começou a sua carreira como ator, assumiu-se como escritor profissional e conta com mais de 40 anos de experiência no audiovisual.


2017.09.14

A Quatro Mãos - Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português –, que se realiza entre 12 e 15 de outubro, em vários espaços de Cascais, traz a Portugal um dos grandes nomes internacionais do storymaking. James Bonnet é escritor profissional e já participou, enquanto ator ou guionista, em mais de 40 programas de televisão e longas-metragens. A convite da Academia Portuguesa de Cinema vai ministrar uma masterclass sobre a escrita de guiões, atividade que tem vindo a realizar e pela qual é reconhecido internacionalmente.

A anatomia de uma grande ideia, as estruturas do foco da história, a criação de uma ideia de high concept ou de uma narrativa são apenas algumas das temáticas que o nova iorquino vai abordar na atividade “James Bonnet’s Storymaking: The Masterclass”. O objetivo passa por conduzir os participantes naquela que é aventura de criar uma história, ao aprofundarem os seus conhecimentos sobre os princípios fundamentais da narrativa, ao mesmo tempo que conhecem um modelo inovador para a escrita e contactam com ferramentas essenciais para se aperfeiçoarem na arte de bem redigir.

Um talento que chega de Los Angeles a Portugal
James Bonnet cresceu em Nova Iorque, mas é em Los Angeles que tem vivido. Com mais de 40 anos enquanto escritor profissional, já foi eleito duas vezes para a direção da Writers Guild of America. James Roosevelt foi o seu primeiro papel, numa carreira que começou enquanto ator no Sunrise at Campoello, um espetáculo de sucesso da Broadway e vencedor dos Prémios Tony.

Com 23 anos conseguiu o seu primeiro trabalho como guionista ao escrever para a série de televisão It’s a Man’s World. Diretor na Astoria Filmwrights – um projeto de investigação que estuda os modelos e teorias de narrativa mais relevantes do mundo e a sua relação com o processo criativo, a escrita de guiões e a criação de histórias e filmes – registou as suas ideias inovadoras sobre narrativa no livro Stealing Fire from the Gods: The Complete Guide to Story for Writters and Filmmakers. Recentemente homenageado com um prémio da Writers Guild of America pela sua contribuição para o sucesso da série Barney Miller, James Bonnet dá marterclasses intensivas e trabalha como consultor com guionistas, produtores, realizadores, escritores e empresas.

O projeto A Quatro Mãos tem produção executiva de Paulo Trancoso e coordenação geral de Patrícia Vasconcelos, que partilha a direção de projeto com Rui Vilhena e Edson Athayde. A primeira edição do evento conta com um programa recheado de palestras, Q&A’s, debates, workshops e uma masterclass, com grandes nomes nacionais e internacionais do audiovisual, como Paulo Morelli, Jô Bilac ou Valentín Fernández-Tubau. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas através do site do projeto: http://aquatromaos.pt.