Mais de 20 personalidades criam projecto de residência para artistas
Mansarda vai incentivar a interacção entre gerações, através da partilha de conhecimentos e experiências, estimulando a criação artística


2019.01.14

Em arquitectura, a palavra mansarda pode definir-se como uma janela disposta no telhado de um edifício, permitindo a entrada de ar e luz. Idealizado por Patrícia Vasconcelos, juntamente com mais de duas dezenas de pessoas ligadas às artes, é precisamente isso que o projecto Mansarda ambiciona ser: “uma janela, um espaço prolongamento da casa/bem-estar para a classe artística, de forma a tornar a sua vida mais cómoda e iluminada”. No dia 17 janeiro, às 18h00, nas instalações daquela Instituição Particular de Solidariedade Social, localizadas na Rua Mário Cesariny, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, estará presente para dar testemunho do empenho e colaboração da Câmara Municipal de Lisboa na procura de uma solução para que o projecto Mansarda nasça em Lisboa.

“Quando a vida nos troca as voltas” é um dos motes da Mansarda que tem como principal objectivo “criar, gerir e apoiar uma ou mais residências para acolher, em regime de alojamento temporário ou permanente, pessoas que estejam ou tenham estado ligadas ao mundo da língua, arte e cultura portuguesas e especialmente às artes performativas”. O projecto pretende potenciar a interação entre gerações, através da partilha de conhecimentos dos mais velhos numa constante interacção com os mais novos, fomentando o trabalho e a criação artística. A par do intercâmbio de experiências, gerações e diferentes expressões artísticas, a Mansarda abre também as portas a outras instituições e visões que enriqueçam e dinamizem continuamente o projeto.

A residência da Mansarda tem a assinatura do arquitecto João Luís Carrilho da Graça. Tendo sido criada em 2014, a associação Mansarda arranca numa base pro bono, estando neste momento em fase de recolha de donativos. O projeto conta já com o apoio institucional de entidades como o Coliseu dos Recreios, Fundação Calouste Gulbenkian, Garage, 004, Buzziness, SP Televisão, TDGI -Tecnologia de Gestão de Imóveis, Central de Informação, Força de Produção, Finepaper, Jerónimo Martins, Delta e FCB.