Líderes devem ocupar menos espaço nas organizações

Investigação foi desenvolvida no novo Centro de Alto de Rendimento da High Play e envolveu 130 gestores de várias organizações nacionais.



2008.01.15

A liderança pode ser inata, como também pode ser ensinada e treinada. É com este objectivo bem definido que a High Play, em associação com a Agência de Inovação (AdI), criou o Centro de Alto Rendimento, destinado a formar e treinar gestores e líderes empresariais nas áreas comportamentais e de processos e na investigação. O primeiro grande projecto de investigação aplicada foi a concretização do estudo “Equipas de Alto Rendimento”, que envolveu 130 pessoas de diferentes organizações e sectores. Os investigadores concluíram que os líderes devem estar preparados para ocupar menos espaço nas organizações, de modo a que as mesmas tenham sucesso.

Como é que um líder ocupa menos espaço na sua organização? Atribuindo responsabilidades em diversos patamares, de modo a que, quando houver necessidade da sua intervenção em dado momento, a eficácia seja maior. Para que a melhoria da performance ou do valor das pessoas seja concretizada, a formação é decisiva. Mas não uma acção pontual, antes através da combinação entre momentos de teoria aplicada e de treinos outdoor, com casos práticos. Avaliar riscos e desempenhos, confrontar terceiros com situações de crise e tomar decisões são as ferramentas desenvolvidas pelo Centro de Alto Rendimento.

O estudo “Equipas de Alto Rendimento” revelou ainda que as equipas com melhor desempenho tiveram a preocupação de estabelecer metas mais exigentes do que o exigido pelo exercício, ao mesmo tempo que a produtividade e o rendimento das equipas aumentava consoante o nível de compromisso dos seus elementos. Cerca de 80 por cento das equipas com bons resultados fizeram uma rotação natural do líder, o que demonstra a importância do papel do líder.

Para Mário Henriques, líder da High Play, “só com um plano rigoroso de acção é possível determinar em que ponto a organização perde rentabilidade. O impacto que um projecto vai ter até atingir a sua finalidade devem ser medido antes, para que seja medido o seu impacto.” Como exemplo, Mário Henriques aponta a presença do líder apenas nos maus momentos, deixando para segundo plano os momentos em que é necessário valorizar o trabalho feito.

A High Play é uma empresa de consultoria que integra um conjunto de facilitadores e especialistas no desenvolvimento de investigação e experiências, capazes de treinar climas de alto rendimento das pessoas, equipas e organizações. A sua actuação estende-se a todo o país e em países como o Brasil, Angola e Moçambique.