Kaizen Portugal inicia projecto de melhoria contínua na Aveleda
Objectivos passam por aumentar a produtividade, optimizar stocks e reduzir custos num dos maiores produtores de vinho nacional.


2012.03.20

O Kaizen Institute Portugal está a trabalhar com a Aveleda, SA, em Penafiel, com o objectivo de concretizar um programa de excelência e melhoria em diversas áreas e sectores, que se traduza em resultados ao nível do serviço prestado pela Aveleda aos seus clientes. A reorganização, que se está a implementar com o projecto Kaizen, desde o início do ano, vai permitir àquele que é um dos maiores produtores de vinho nacional aumentar a produtividade e a eficiência através dos métodos “Kaizen”, expressão japonesa que significa melhoria contínua.

O projecto permitirá normalizar espaços e procedimentos e optimizar recursos, de forma a alcançar um crescimento de 20 por cento ao nível da produtividade e da eficiência operacional das linhas de produção da Aveleda. Por outro lado, a introdução da filosofia Kaizen na empresa visa a optimização dos stocks, com uma redução do excedente na ordem dos 30 por cento.

O trabalho que está a ser desenvolvido com o Kaizen Institute Portugal na Aveleda pretende ainda diminuir em 10 por cento os consumos de energia, água e gás, contribuindo para a redução de custos e para a sustentabilidade ambiental da empresa. Com a duração de sete meses, o projecto Kaizen permitirá reforçar o posicionamento da Aveleda que, actualmente, é líder de mercado na região dos vinhos verdes.

O Kaizen Institute – multinacional fundada em 1985, na Suíça, por Masaaki Imai e representada em Portugal desde 1999 – fornece serviços de consultoria para empresas em todo o mundo e está representado em mais de 35 países. Com um portefólio de serviços destinados a conseguir a excelência operacional através da melhoria da qualidade do serviço, do aumento da produtividade e da motivação dos colaboradores, o Kaizen Institute dá suporte a líderes de negócios no desenho e implementação de processos que permitem a melhoria contínua (significado da palavra japonesa Kaizen) de uma forma sustentada. O Kaizen Portugal colabora com empresas sonantes de várias áreas de actividade, como Sonae, Câmara Municipal do Porto, Grupo Amorim, Infarmed, Unicer ou Hospital de Santo António.