Kaizen Portugal aumenta capacidade de resposta de instituição solidária
Projecto permitiu melhorar a organização das equipas de voluntários, reduzindo o tempo de resposta a pedidos de instituições.


2012.04.04

O Kaizen Institute Portugal desenvolveu a implementação de um programa de melhoria contínua com o Banco de Bens Doados (BBD), em Lisboa – área de actuação da Entrajuda, destinada a distribuir bens não alimentares a instituições de solidariedade social. O projecto, desenvolvido de forma gratuita, teve início em Maio de 2011 e tem como objectivos principais melhorar o trabalho diário, através da organização e normalização de processos e tarefas, e reduzir o tempo de resposta aos pedidos das instituições.

A reorganização levada a cabo no Banco de Bens Doados permitiu tornar mais visível o planeamento do trabalho através da gestão visual. A fácil identificação da localização do material no armazém simplificou o processo e eliminou tarefas sem valor acrescentado. Por outro lado, o desenvolvimento de normas e a criação de quadros de equipa levou a uma maior estabilidade dos processos e melhoria da comunicação entre os vários intervenientes.

A implementação deste projecto registou vários ganhos ao nível da organização, gestão de tempo e espaço, sendo que as melhorias conseguidas no Banco de Bens Doados permitiram aumentar a ajuda às dezenas de instituições que a organização apoia. O Kaizen Portugal continuará a trabalhar com o BBD em projectos futuros, mantendo visitas periódicas.

O Kaizen Institute – multinacional fundada em 1985, na Suíça, por Masaaki Imai e representada em Portugal desde 1999 – fornece serviços de consultoria para empresas em todo o mundo e está representado em mais de 35 países. Com um portefólio de serviços destinados a conseguir a excelência operacional através da melhoria da qualidade do serviço, do aumento da produtividade e da motivação dos colaboradores, o Kaizen Institute dá suporte a líderes de negócios no desenho e implementação de processos que permitem a melhoria contínua (significado da palavra japonesa Kaizen) de uma forma sustentada. O Kaizen Portugal colabora com empresas sonantes de várias áreas de actividade, como Sonae, Câmara Municipal do Porto, Grupo Amorim, Infarmed, Unicer ou Hospital de Santo António.