Jóias de tributo a Amália chegam ao mercado internacional
Projecto da empresa Ouronor e da Fundação Amália Rodrigues integra plataforma de e-commerce, focada nos mercados internacionais.


2012.10.01

A Ouronor e a Fundação Amália Rodrigues acabam de lançar a colecção de jóias “Amália”, que integra réplicas e originais criados por artesãos de ourivesaria e joalharia nacional. Uma parte da percentagem das vendas reverte a favor da Fundação, contribuindo para as acções de solidariedade promovidas pela instituição criada por vontade da fadista e expressa em testamento. As primeiras jóias foram desenhadas a partir do espólio das peças de Amália Rodrigues, também reproduzidas para o filme "Amália" – biografia ficcionada sobre Amália Rodrigues, do realizador Carlos Coelho da Silva.

O catálogo integra ainda uma vertente mais contemporânea, mantendo a ligação aos gostos estéticos de Amália Rodrigues, bem como ao Fado. A colecção contempla um conjunto de jóias em prata, decoradas com pedras naturais e preciosas, de elevado valor estético e sentimental. Todos os esquissos das peças são feitos à mão, traduzindo a criatividade do designer, assessorado por uma equipa de profissionais que apoia os desenhos através de técnicas informáticas, ajustando formas e materiais.

A apresentação da colecção assinala ainda o lançamento do site de e-commerce – www.amaliajoias.com –, que permitirá que os fãs de um dos ícones da cultura nacional do século XX e os portugueses em geral, espalhados pelos quatro cantos do mundo possam ter acesso às jóias que acompanharam a vida pessoal e artística da “diva” e “Rainha do Fado”. A fadista Ana Moura é a embaixadora do projecto, que visa exaltar a cultura nacional, através dos seus símbolos mais característicos.

Com sede na Póvoa do Lanhoso, a Ouronor foi fundada em 1990. Certificada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, a empresa é um dos mais prestigiados fabricantes de ourivesaria do país e integra a Emagold Europa, associação de fabricantes mais conceituada do mundo.