João Viana apresenta em Maputo o novo filme “Our Madness”
Conferência de imprensa do realizador português está agendada para esta sexta-feira, às 11h30, no cinema Scalla, na capital moçambicana.


2016.07.25

O novo filme de João Viana – “Our Madness” – prepara-se para entrar em rodagem já no início do mês de agosto em vários locais de Moçambique. E na preparação destes dois meses e meio de rodagem, o realizador português apresenta o novo projeto esta sexta-feira, 29 de julho, em conferência de imprensa, no cinema Scalla, em Maputo. O encontro com a comunicação social está agendado para as 11h30.

"Our Madness" é um retrato sobre a atualidade política e social de Moçambique. Conta a história de uma criança que retira a mãe do hospital psiquiátrico do Infulene, em Maputo, para a levar para junto do pai, numa zona de guerra. O argumento é de João Viana e na equipa artística o realizador conta com nomes moçambicanos, como o bailarino Pak Ndjamena ou a atriz Rosa Mário. A equipa técnica é constituída por profissionais moçambicanos, congoleses, guineenses, portugueses e angolanos, havendo ainda um assistente francês.

Trata-se de uma coprodução entre Portugal, França, Guiné-Bissau e Moçambique. “Our Madness” foi convidado em 2015 pelo Atelier Cinefondation do Festival de Cannes, algo que não acontecia no cinema português há 10 anos. O novo projeto cinematográfico é apoiado pelo ACP Cultures+ da Comissão Europeia (Programa ACP-UE de apoio aos setores culturais), pelo “Cinema du Monde” e “Coprodução franco-portuguesa”, ambos do Centre National de Cinematographie, e pelo Eurimages, do Conselho da Europa.

Relembre-se que João Viana é o realizador das curtas “A Piscina” (Bianale de Venezia 2004 /Grand Prix Reus), “Alfama” (Clermond-Ferrand 2011 - Grand-Prix Alcimé), “Tabatô” (Berlim Daad Film Short Prize 2013) e a longa metragem “A Batalha de Tabatô” (Berlim Spetial Mention of the Jury Best First Film 2013).