Instituto de Telecomunicações quer monitorizar jogos de futebol
Software uPATO avalia, em tempo real, diferentes métricas de desempenho de equipas desportivas e analisa a performance dos atletas.


2018.05.23

Observar e analisar digitalmente a performance de uma equipa desportiva já é possível. O software uPATO, ferramenta de representação online que avalia diferentes métricas de desportos de equipa, permite codificar, por exemplo, um jogo de futebol e transformá-lo numa representação gráfica com diferentes elementos da atividade desportiva. O software, desenvolvido por um grupo de investigadores do polo da Covilhã do Instituto de Telecomunicações (IT), fornece, assim, informações relacionadas com a dinâmica do desporto, tendo por base a interação entre os jogadores e a localização GPS dos atletas.

O projeto, coordenado por Fernando Martins – investigador do IT e docente do Instituto Politécnico de Coimbra, na Escola Superior de Educação –, divide as métricas de avaliação em três tipos: individuais, subgrupo e equipa. Desta forma, o uPATO permite calcular diversas medidas do jogo, fornecendo diferentes pontuações para classificar o desempenho coletivo e individual. O software armazena os dados numa nuvem e possibilita o acesso à informação em tempo real, através de um dispositivo móvel. O treinador de uma equipa pode avaliar, assim, o desempenho dos atletas ao mesmo tempo que a informação está a ser codificada, permitindo analisar a performance dos atletas e reestruturar, se necessário, a estratégia de jogo.

Fundado há 25 anos, o Instituto de Telecomunicações (IT) é uma organização privada sem fins lucrativos e um dos principais motores de inovação tecnológica do país e de transferência de conhecimento para a indústria. O Instituto conta com polos nas universidades de Lisboa (Técnico), Aveiro, Porto (FEUP), Coimbra, Covilhã e Leiria e, ainda, com cerca de 300 investigadores doutorados.