Guimarães lança projeto de afirmação económica
Lançamento dia 3 de março, quinta-feira


2016.02.25

Guimarães Marca visa agregar e promover internacionalmente o tecido económico do concelho, potenciando o investimento direto e o turismo
O Município de Guimarães, através da Divisão de Desenvolvimento Económico, prepara-se para apresentar publicamente um programa de afirmação e promoção do tecido económico do concelho, cruzando-a com uma vertente de turismo industrial e cultural. O projeto, denominado Guimarães Marca, será lançado oficialmente no próximo dia 3 de março, quinta-feira, às 18h00, numa cerimónia que decorre na Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães.

O evento conta com a presença e intervenção do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Pedro Quelhas Brito, e do diretor-geral de Informação do Grupo Impresa, Ricardo Costa. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e o vereador para assuntos económicos da autarquia, Ricardo Costa, farão a apresentação do programa e dos objetivos propostos. Presentes estarão muitos dos empresários e entidades que desde a primeira hora se associaram a este projeto.

Comunicação e captação de investimento
Guimarães Marca consubstancia-se de várias formas. Numa identidade de origem de produção, associada a uma indústria de qualidade e competitiva, num roteiro turístico industrial complementar ao cultural, num evento anual de promoção empresarial e na presença em feiras setoriais nos mercados alvo de exportação. O projeto apresenta um território de oportunidades para investir, procurando intensificar a atratividade do município na captação de novos investimentos nacionais e estrangeiros, e também estimular o empreendedorismo empresarial já existente.

Guimarães Marca fará uso das tecnologias de informação para articular e comunicar entre empresas membros e os seus públicos (turistas, consumidores de produtos e serviços das indústrias de Guimarães e parceiros de negócio). Para isso terá um portal web que agregará as várias empresas e produtos – que será apresentado no evento de lançamento –, e presença ativa nas redes sociais, a nível nacional e internacional.