Guimarães 2013: Vitor Baía debate pressão mediática no desporto
Iniciativa acontece na próxima segunda-feira, no Centro Cultural Vila Flor, e visa discutir a relação entre o mundo desportivo e a comunicação social.


2013.01.16

Vítor Baía é um dos convidados em destaque na Conferência de Jornalismo Desportivo, iniciativa promovida por Guimarães Cidade Europeia do Desporto (CED) 2013, agendada para a próxima segunda-feira, 21 de janeiro. O ex-guarda-redes participa numa tertúlia marcada para as 21h30, que tem lugar no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), dedicada ao tema “A Pressão Mediática no Desporto” e sob a moderação do jornalista Carlos Daniel. Esta ação tem entrada livre, mediante levantamento do bilhete no próprio dia, estando condicionada à lotação do espaço.

Numa organização conjunta da CED 2013 e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, o evento reúne no CCVF académicos e profissionais da área desportiva para debater a relação entre o mundo do desporto e a comunicação social. A manhã será preenchida com o painel “O Desporto e os Média: olhares cruzados”, que agrupa investigadores das Universidades do Minho, Coimbra e Porto, num período inteiramente dedicado à reflexão académica e científica sobre ética no jornalismo desportivo, história, pressão mediática e comunicação institucional dos clubes.

O programa da tarde congrega na mesma mesa jornalistas, diretores e editores de desporto, num quadro que tem como mote de discussão a questão “Jornalismo Desportivo em Portugal: O que se faz, como e para quem?”. João Ricardo Pateiro (relator da TSF), Jorge Pedroso Faria (editor do Jornal de Notícias), José Manuel Ribeiro (diretor do jornal O Jogo) e Abel Sousa (diretor do Desportivo de Guimarães) são os oradores convidados, num painel moderado por Manuel Fernandes Silva (jornalista da RTP). As inscrições para a iniciativa são feitas através do site www.guimaraes2013.pt e têm o custo de cinco euros.

Vítor Baía nomeado embaixador CED 2013
Importa destacar que, através da sua fundação, Vítor Baía integra e apoia as iniciativas do Plano Nacional de Ética no Desporto, colaborando com diversos projetos. Tendo em conta a sua atuação em prol do desporto, pautada pelos valores da ética e fairplay, Guimarães 2013 entendeu distinguir Vitor Baía, integrando o ex-guarda redes na galeria de embaixadores.

Guimarães assume em 2013 o título de Cidade Europeia do Desporto. Ao longo de 12 meses, propõe-se impulsionar mais de uma centena de eventos, estudos e programas, com vista a alterar o paradigma do desporto na cidade e inspirar outros municípios portugueses e europeus a seguirem o mesmo caminho. Prevê-se a participação de cerca de 20 mil atletas, mais de seis mil horas de voluntariado e 50 modalidades desportivas diferentes. A programação da iniciativa – reconhecida pelo Governo português como sendo de interesse público – divide-se em cinco áreas: “Investigação e Conhecimento”, “Eventos Desportivos”, “Formação e Qualificação”, “Desporto e Cultura” e “Desporto para Todos”.