Especialista mundial analisa desafios da Inteligência Artificial
Conferência é conduzida por Manuela M. Veloso, diretora do Centro de Investigação de Inteligência Artificial da J.P Morgan Chase.


2019.01.21

A Católica no Porto recebe, a 8 de fevereiro, Manuela M. Veloso, especialista mundial nas áreas da Robótica e Inteligência Artificial (IA) e diretora do Centro de Investigação de Inteligência Artificial da J.P. Morgan Chase. Na conferência “Fatores para o Sucesso da Interação com a Inteligência Artificial”, a oradora vai explorar os múltiplos papéis que os humanos podem assumir, bem como os desafios que se colocam para a IA, sobretudo ao nível da colaboração e interpretabilidade.

Investigadora e docente da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, há mais de 30 anos, Manuela Veloso fundou um laboratório de investigação – CORAL – que visa estudar os desafios da Robótica, Inteligência Artificial e Machine Learning. Do seu percurso fazem parte a criação dos “cobots”, robôs colaborativos que partilham informação entre si e com os humanos, assim como a organização e participação no RoboCup, um campeonato anual de futebol de robôs.

Católica no Porto procura destacar todos os vértices da IA
Para Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, “esta iniciativa demonstra o compromisso da Católica no Porto em acompanhar a evolução das novas tecnologias e as oportunidades que estas poderão trazer para os nossos alunos, professores e colaboradores, mas também para as empresas”. Com esta conferência, “pretendemos explorar as potencialidades, ajudando a consciencializar a sociedade para os desafios que esta área apresenta”, conclui.

A conferência “Fatores para o Sucesso da Interação com a Inteligência Artificial” está agendada para as 18h00 e decorre no Auditório Carvalho Guerra, no campus Foz da instituição. O evento é gratuito, mas está sujeito a inscrição obrigatória em http://www.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/premium-conference-fatores-para-sucesso-interacao-com-inteligencia-artificial

A Universidade Católica Portuguesa é constituída por quatro centros regionais: Braga, Lisboa, Porto e Viseu. No Porto, a Universidade tem dois campus que integram 8 unidades académicas e sete unidades de investigação onde uma comunidade vibrante de mais de 8000 mil professores, alunos e colaboradores partilham conhecimento nas áreas das Artes, Bioética, Biotecnologia, Direito, Economia, Educação, Enfermagem, Gestão, Psicologia, Teologia entre outras. Neste momento, a Católica no Porto oferece 13 licenciaturas, 29 mestrados, 11 doutoramentos, 40 pós-graduações, formação avançada e executiva, Teen Academy e programa Universitário Mais Saber. www.porto.ucp.pt