Especialista japonês explica como aumentar a produtividade nacional
Masaaki Imai, fundador do Kaizen Institute, vem a Portugal no âmbito do Prémio Kaizen Lean, que premeia as empresas com melhores práticas.


2012.04.02

O Kaizen Institute Portugal vai distinguir, no dia 19 de Abril, a partir das 15h00 – na primeira edição do Prémio Kaizen Lean –, as entidades nacionais que se têm vindo a destacar pelas melhores práticas de melhoria contínua. A gala, que decorre na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, contará com a presença de Masaaki Imai, fundador do Kaizen Institute Consulting Group e especialista internacional em melhoria contínua e lean management.

No contexto da actual conjuntura económica, Masaaki Imai, guru na implementação de sistemas de melhoria que conduzem à excelência operacional e resultados extraordinários ao nível da performance global, explica as melhores práticas para aumentar a produtividade, qualidade e nível de serviço sem elevar os custos. O painel, designado “A Essência da Mudança Cultural e da Transformação Organizacional”, tem início marcado para as 17h30, logo depois da partilha dos exemplos de sucesso das empresas premiadas.

A filosofia Kaizen – baseada no sistema de desenvolvimento Toyota – é, hoje, aplicada em várias entidades nacionais e internacionais, em diferentes sectores de actividade. A cerimónia de entrega de prémios às entidades nacionais com as melhores práticas – Câmara Municipal do Porto, INEM, SONAE MC e Amorim & Irmãos recebem os galardões principais – é de entrada livre, sendo apenas necessário efectuar uma inscrição prévia através do e-mail acaramalho@kaizen.com ou dos números 213 195 005/223 722 886.

O Kaizen Institute – multinacional fundada em 1985, na Suíça, por Masaaki Imai e representada em Portugal desde 1999 – fornece serviços de consultoria para empresas em todo o mundo e está representado em mais de 35 países. Com um portefólio de serviços destinados a conseguir a excelência operacional através da melhoria da qualidade do serviço, do aumento da produtividade e da motivação dos colaboradores, o Kaizen Institute dá suporte a líderes de negócios no desenho e implementação de processos que permitem a melhoria contínua (significado da palavra japonesa Kaizen) de uma forma sustentada. O Kaizen Portugal colabora com empresas sonantes de várias áreas de actividade, como Sonae, Câmara Municipal do Porto, Grupo Amorim, Infarmed, Unicer ou Hospital de Santo António.