Escola Superior de Biotecnologia debate desafios do setor cervejeiro
Iniciativa da Católica no Porto analisa desafios da produção, comunicação e disseminação da cultura cervejeira a nível mundial.


2019.01.29

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica no Porto promove, a 25 de fevereiro e em parceria com a Amazing Brewmastery, o seminário “Beer Styles for Beginners”, durante o qual os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos integrados relativamente aos principais tipos e estilos de cerveja. A formação centra-se, igualmente, nos desafios inerentes à produção, comunicação e disseminação da cultura cervejeira, não apenas em Portugal, como, também, a nível mundial. A iniciativa – que decorre entre as 9h00 e 18h00, no campus da Asprela da instituição – destaca-se, ainda, pelo facto de integrar uma prova de degustação de, pelo menos, 12 tipos de cerveja.

O curso será conduzido por Beatriz Carvalho – formada em Ciência e Tecnologia Cervejeira pela Católica no Porto e consultora em cerveja da Amazing Brewmastery – e, ainda, por Maria João Monteiro, doutorada em Biotecnologia, com especialização em Ciência e Engenharia Alimentar. A formação destina-se a profissionais de vendas, de marketing e comunicação ligados ao setor cervejeiro, a profissionais das áreas da restauração, hotelaria e retalho, como chefs ou enólogos, e, ainda, ao público que demonstre interesse neste setor. Acrescente-se, ainda, que o curso terá como referência o Beer Style Guidelines do Beer Judge Certification Program, que será aplicado na prova dos principais estilos de cerveja. Mais informações em http://www.esb.ucp.pt/sites/default/files/files/Biotecnologia/Formacao_avancada/25FEV_Beer.pdf

A Escola Superior de Biotecnologia integra a Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e oferece cursos de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Pós-Graduação nas áreas das ciências da vida (nutrição, microbiologia) e engenharia (alimentar, ambiente e biomédica). Foi pioneira no lançamento da formação em Engenharia Alimentar em Portugal, há mais de 30 anos, oferecendo ainda a única licenciatura em Microbiologia existente no país. O suporte científico aos vários cursos é garantido pela investigação desenvolvida no seu Centro de Investigação - Centro de Biotecnologia e Química Fina - CBQF, que detém o estatuto de Laboratório Associado e participa ativamente em mais de 40 redes nacionais e internacionais.

A Universidade Católica Portuguesa é constituída por quatro centros regionais: Braga, Lisboa, Porto e Viseu. No Porto, a Universidade tem dois campus que integram 8 unidades académicas e sete unidades de investigação onde uma comunidade vibrante de mais de 8000 mil professores, alunos e colaboradores partilham conhecimento nas áreas das Artes, Bioética, Biotecnologia, Direito, Economia, Educação, Enfermagem, Gestão, Psicologia, Teologia entre outras. Neste momento, a Católica no Porto oferece 13 licenciaturas, 29 mestrados, 11 doutoramentos, 40 pós-graduações, formação avançada e executiva, Teen Academy e programa Universitário Mais Saber. www.porto.ucp.pt.