Escola das Artes debate ordem e caos das narrativas audiovisuais

De 12 a 14 de setembro de 2019, a Católica no Porto recebe a 12º edição do Congresso Internacional da Screenwriting Research Network (SRN).


2019.01.08

Desde o cinema clássico ao Youtube, quais os dispositivos narrativos onde a ordem é equilibrada pelo caos? Esta é apenas uma das várias questões que serão debatidas na conferência “Narrativas Audiovisuais: Ordem e Caos” – o 12º Congresso Internacional da Screenwriting Research Network (SRN) –, encontro que, em 2019, é organizado pelo Centro de Investigação e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da Católica no Porto. Refira-se que a conferência decorre de 12 a 14 de setembro de 2019, no campus Foz da Católica no Porto, sendo que todos os investigadores interessados no tema têm até 15 de janeiro de 2019 para submeter os trabalhos.

Com os novos media, os espectadores adquiriram uma atitude mais ativa e participativa e as visualizações repetidas permitiram o acesso a mais detalhes e camadas narrativas. Paralelamente às infinitas possibilidades na forma de consumir informação, surgem, cada vez mais, novos e diferentes modos de contar histórias. Centrado neste novo paradigma, o 12º Congresso Internacional do SRN desafia os investigadores a analisar de que forma esta dialética poderá produzir padrões narrativos mais simples ou mais complexos.

Refira-se que a SRN é uma organização que promove a análise sustentada e a compreensão crítica das narrativas, assegurando uma conferência anual destinada à partilha de conhecimentos desta área. Nova Zelândia, Itália e Suécia foram alguns dos países que receberam o encontro em anos anteriores. Mais informações disponíveis em http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/call-papers-screen-narratives-order-and-chaos

A Universidade Católica Portuguesa é constituída por quatro centros regionais: Braga, Lisboa, Porto e Viseu. No Porto, a Universidade tem dois campus que integram 8 unidades académicas e sete unidades de investigação onde uma comunidade vibrante de mais de 8000 mil professores, alunos e colaboradores partilham conhecimento nas áreas das Artes, Bioética, Biotecnologia, Direito, Economia, Educação, Enfermagem, Gestão, Psicologia, Teologia entre outras. Neste momento, a Católica no Porto oferece 13 licenciaturas, 29 mestrados, 11 doutoramentos, 40 pós-graduações, formação avançada e executiva, Teen Academy e programa Universitário Mais Saber. www.porto.ucp.pt
.