Escola das Artes: como estimular a criatividade e produzir uma ideia?
De 8 a 9 de fevereiro, o novo Curso Livre da instituição visa a análise de processos e técnicas para estimular o processo criativo.


2019.01.28

É possível trabalhar processos criativos? A Escola das Artes da Católica no Porto prova que sim. Baseada em dados de investigação científica, a formação avançada “Técnicas de Criatividade e Produção de Ideias”, que decorre de 8 a 9 de fevereiro, no campus Foz da Católica no Porto, visa dotar os formandos com técnicas, dinâmicas e processos de trabalho utilizados pelos melhores criativos, para que os profissionais sejam capazes de explorar o seu potencial criativo. Refira-se que esta formação é a primeira de três níveis de conhecimento (básico, intermédio e avançado), e é destinada a estudantes e profissionais de todas as áreas.

Do pintor ao cineasta, todos utilizam a mesma capacidade técnica e a mesma dinâmica de pensamento no que diz respeito à criatividade e à produção de ideias. Partindo deste pressuposto e uma vez que esta é uma formação centrada numa aprendizagem evolutiva, o nível básico visa levar os estudantes e profissionais a descobrir, a desenvolver e a exponenciar o seu potencial criativo. À medida que o formando aumente o grau da formação, os objetivos do curso centram-se na criação de um projeto e, ainda, na aquisição de total autonomia sobre técnicas criativas. Refira-se que a formação – agendada para 8 de fevereiro, das 19h00 às 23h00, e para 9 de fevereiro, das 9h00 às 13h00, é coordenada por Luís Teixeira e Rodrigo Almeida e Sousa. Mais informações e inscrições disponíveis aqui.

A Universidade Católica Portuguesa é constituída por quatro centros regionais: Braga, Lisboa, Porto e Viseu. No Porto, a Universidade tem dois campus que integram 8 unidades académicas e sete unidades de investigação onde uma comunidade vibrante de mais de 8000 mil professores, alunos e colaboradores partilham conhecimento nas áreas das Artes, Bioética, Biotecnologia, Direito, Economia, Educação, Enfermagem, Gestão, Psicologia, Teologia entre outras. Neste momento, a Católica no Porto oferece 13 licenciaturas, 29 mestrados, 11 doutoramentos, 40 pós-graduações, formação avançada e executiva, Teen Academy e programa Universitário Mais Saber. www.porto.ucp.pt