Encontro anual da APLL analisa a vida e saúde para além da doença
Durante a sessão, que conta com a presença do médico legista Pinto da Costa, Associação inaugura exposição fotográfica e apresenta novo site.


2017.09.29

A APLL – Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas promove, este sábado, 30 de setembro, às 13h30, o seu Encontro Anual. O evento, que tem como mote a “Vida e Saúde para além da doença”, conta com a presença de Pinto da Costa, reconhecido médico legista e professor universitário, que se junta a outros especialistas de Oncologia. O especialista é responsável pela condução da palestra “Imagem Corporal do Doente Oncológico”. Refira-se que o encontro decorre na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e analisa a importância do trabalho físico e mental para a recuperação do doente oncológico.

Durante o encontro, a APLL inaugura a exposição fotográfica “Sempre em Forma”, de Matilde Mendonça, que dá a conhecer alguns dos pormenores mais marcantes dos programas “De Volta à Forma” e “Pulsar”. O encontro fica marcado, ainda, pela apresentação do projeto vencedor da Bolsa de Cidadania “Avaliação da eficácia de um programa de intervenção psicológica e exercício físico em doentes oncológicos e seus familiares/cuidadores”. A entrada é gratuita.

Refira-se que o mês de setembro foi dedicado às doenças malignas do sangue e foi o momento escolhido pela Associação para renovar a imagem corporativa, lançando um novo site. Nesta nova plataforma on-line é possível fazer donativos à Associação, visualizar “Lavender” – a série que trata a leucemia e o linfoma por tu – e, ainda, pesquisar informações relativas às doenças malignas do sangue. Todas as informações sobre a APLL e sobre o encontro “Vida e Saúde para além da doença” podem ser consultadas em https://www.apll.org/events/encontro-anual-da-apll/.

Fundada em 2001, a APLL é uma associação sem fins lucrativos, constituída por doentes e familiares, profissionais de saúde e voluntários, cujo principal objetivo é o apoio aos doentes oncológicos e às suas famílias. A Associação pretende, também, fomentar o desenvolvimento do tratamento e investigação clínica e laboratorial, ensino e divulgação das doenças oncológicas, trabalhando em parceria com instituições internacionais como a Life Beyond Limits, Alianza Latina, Myeloma Patients Europe, entre outras.