Edson Athayde vence grande prémio com guião para longa
Promovido pelo autor de telenovelas Aguinaldo Silva, 1º Concurso Nacional de Roteiros teve mais de 400 participantes. Festa de entrega dos prémio realiza-se no próximo dia 15 de março, no Rio de Janeiro.


2013.03.04

O escritor e multi-premiado ex-publicitário Edson Athayde acaba de vencer no Brasil o Grande Prémio do 1º Concurso Nacional de Roteiros pelo guião de longa-metragem “Moeda de Troca”, escrito em coautoria com o realizador Roger Gual. A trama desenrola-se em Portugal, nomeadamente na cidade do Porto, um facto que terá agradado o júri do concurso, tendo em conta que a grande maioria dos trabalhos teve a suas histórias a decorrer no Brasil.

O prémio é promovido e patrocinado pelo autor de telenovelas Aguinaldo Silva, conhecido por sucessos como "Roque Santeiro", "Tieta" ou "Fina Estampa", atualmente em cartaz na SIC. Aguinaldo é considerado um dos principais autores do género e também um entusiasta na descoberta de novos talentos. Esta primeira edição do concurso contou com mais de 400 participantes.

O 1º Concurso Nacional de Roteiros irá entregar cerca de 50 mil euros em prémios, quase 20 mil euros só para o vencedor, posicionando-se entre os festivais internacionais do género como um dos que melhor remunera os seus participantes. Além disso, os guiões premiados serão avaliados por entidades ligadas ao mercado da produção televisiva e cinematográfica, tendo em vista a possibilidade de produção. A festa de entrega dos prémios acontece já no próximo dia 15 de março, no Rio de Janeiro.