Edson Athayde lança livro pioneiro em Portugal

“O Endireita” pode ser descarregado directamente na Internet e é o mais recente dos sete livros do mais premiado publicitário português.



2008.05.27

“O Endireita” acaba de chegar à Internet, onde pode ser descarregado livremente (www.oendireita.com). Com prefácio de Francisco Pinto Balsemão, que não hesitou um segundo em escrever as primeiras linhas, “O Endireita” foi lançado ontem à noite no Teatro Maria Matos, em Lisboa. Trata-se do mais recente livro de Edson Athayde, provavelmente o mais conhecido publicitário a trabalhar em Portugal. De partida para os Estados Unidos da América, mais concretamente para Los Angeles, Edson Athayde vai abraçar uma paixão antiga: o cinema. Ao mesmo tempo, quer terminar um romance que tem em mãos e assistir a uma peça de teatro, em São Paulo, feita com base neste livro.

Por estar disponível na Internet, “O Endireita” tem a particularidade de ser lançado em todo o mundo ao mesmo tempo. Além disso, está escrito com as normas do novo Acordo Ortográfico, sendo um conjunto de 13 contos, surgido após um encenador brasileiro ter pedido a Edson Athayde os direitos de alguns textos para levar à cena uma peça. A linha comum dos textos é a prosa poética, um estilo que parece estar a cair em desuso. São fábulas sobre o quotidiano, vertidas no “papel” como se de curtas-metragens se tratassem, narradas em realismo fantástico. A referida peça de teatro deve estrear no segundo semestre deste ano.

Os textos estão, assim, reunidos pela primeira vez numa só obra literária, embora Edson Athayde já tenha publicado alguns em livros anteriores. Foi depois da sua junção, que surgiu a ideia de quebrar alguns dos formatos pré-estabelecidos na distribuição: lançar o livro somente na Internet, em sítio próprio, com acesso totalmente gratuito. Deste modo, o leitor pode percorrer as 27 páginas deste livro virtual no ecrã, ou imprimir para leitura posterior. Um sinal pioneiro de como serão os livros no futuro em Portugal, ao que se junta a já referida escrita de acordo com o novo Acordo Ortográfico, que está em discussão.

Sobre o autor

Edson Athayde era até agora o vice-presidente da Ogilvy Portugal e é o publicitário mais premiado da história em Portugal. Naturalizado português há cinco anos, Edson nasceu no Brasil, de onde saiu em 1991. Já teve seis livros publicados no nosso país, alguns dos quais dedicados à publicidade e ao marketing, afinal de contas a sua grande especialidade, outros de crónicas do quotidiano, como manda a sua experiência de vida. A maioria deles esgotou rapidamente as primeiras edições, com novas edições a serem publicadas de forma repetida ao longo dos anos. Além de ter uma enorme paixão pela escrita, Edson Athayde é produtor musical, foi apresentador de televisão e um nome grande do nosso marketing político, tendo participado em diversas campanhas. Venceu ainda seis leões em Cannes pelos seus filmes publicitários, além de centenas de prémios e nomeações em festivais nacionais e internacionais.