Edson Athayde estreia-se no Brasil com três livros
Autor luso-brasileiro prepara lançamento de “Jonas Vai Morrer”, “A Publicidade Segundo o Meu Tio Olavo” e “O Erro da Reta”

 


2014.03.12

O escritor luso-brasileiro Edson Athayde lança, pela primeira vez e em simultâneo, três obras de sua autoria no país onde nasceu: o Brasil. Apesar de já ter publicado 11 livros em Portugal, esta é a primeira vez que o faz naquele mercado. As três obras são “Jonas Vai Morrer” – romance escrito no âmbito de uma residência literária em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura –, “A Publicidade Segundo o Meu Tio Olavo” – livro sobre o seu percurso enquanto publicitário – e “O Erro da Reta” – crónicas de viagem em forma de aplicativo para iPad. 

O lançamento acontece esta semana no Rio de Janeiro, durante um seminário sobre storytelling na Escola Superior de Propaganda e Marketing, para o qual o autor foi convidado. Tanto “Jonas Vai Morrer” quanto “A Publicidade Segundo o Meu Tio Olavo” estão a ser editados pela filial brasileira da Chiado Editora, estando confirmadas para as próximas semanas outras sessões de lançamento dos seus livros, em Curitiba, Recife, Brasília e São Paulo. 

Quanto à reação do público, Edson Athayde comenta: “Tem sido curiosa a receptividade dos brasileiros em relação às minhas obras. Sou percebido como autor português, o que é muito elogioso”. Mas as incursões de Edson Athayde na área artística não se confinam à literatura. Recorde-se que no ano passado, Edson Athayde ganhou o Grande Prémio do Concurso Aguinaldo Silva de Guiões para longa-metragens, o mais disputado do género no Brasil. Em 2010, a sua peça "O Endireita" esteve em cartaz durante três meses nos palcos de São Paulo.