Dow’s apresenta novos Porto Tawny de 10, 20, 30 e 40 anos
Redefinição dos Porto Tawny foi desenvolvida por Charles Symington, enólogo e provador da quarta geração da família.


2019.01.31

A Symington Family Estates detém um dos maiores e mais valiosos stocks de Vinho do Porto envelhecidos em carvalho avinhado, incluindo cascos que datam do século XIX. Por isso mesmo, Charles Symington – enólogo e provador da quarta geração da família – recorreu a este valioso “tesouro” para redefinir os Vinhos do Porto Tawny da Dow’s de 10, 20, 30 e 40 anos. Relembre-se que, durante mais de 200 anos, o nome da Dow’s tem estado ligado aos melhores Vinhos do Porto provenientes de vinhas localizadas no Alto Douro, incluindo o único Porto Vintage produzido no século XXI a receber a pontuação perfeita de 100 pontos.

Charles Symington manteve o cunho dos Vintage da Dow’s – o final de boca seco –, mas evoluiu os Vinhos do Porto Tawny para lhes conferir uma concentração adicional e uma estrutura mais apurada. Este novo registo proporcionou tons mais carregados de mogno polido, que resultam de vinhos envelhecidos em balseiros de média dimensão, para além dos envelhecidos em pipas. O enólogo da empresa explica: “Com a crescente procura dos Portos Tawny, passei muitos meses a trabalhar na redefinição dos nossos Portos Dow’s. Selecionei vinhos provenientes de duas das nossas melhores vinhas: a Quinta do Bomfim e a Quinta da Senhora da Ribeira e, num desvio à prática tradicional, utilizei vinhos do Porto envelhecidos em balseiros de porte médio, para além daqueles envelhecidos nas tradicionais pipas de 550 litros”, conclui.

A nova gama apresenta-se numa garrafa clássica de Vinho do Porto com rótulos que refletem os requisitos e conhecimentos exigidos aos provadores da família Symington, aos tanoeiros e colaboradores do armazém para poderem elaborar estes vinhos autênticos. A marca está presente em cerca de 40 países, sendo que, a nível nacional, poderá encontrar os Tawnies da Dow’s em garrafeiras especializadas assim como na maioria das superfícies comerciais. Os valores de comercialização variam entre os 22,50 euros (10 anos) e os 200 euros (40 anos).

Referia-se que, segundo dados do IVDP, as vendas mundiais de Vinhos do Porto Tawny Velhos cifram-se em mais de 77 milhões de euros e tiveram um aumento na ordem dos 21 milhões de euros (+ 38 por cento) desde 2010. Estes valores comprovam o interesse crescente dos consumidores por uma oferta de valor acrescentado no setor.

Mais informações sobre os Porto Tawny da Dow’s: http://agedtawny.dows-port.com/.