Desenho dos troféus de Guimarães 2013 está a concurso
Instituto de Design selecionará prémios a atribuir aos atletas melhor classificados nas competições da Cidade Europeia do Desporto.


2012.12.05

Acaba de arrancar o concurso para a conceção dos prémios a atribuir aos atletas melhor classificados nas competições promovidas no âmbito de Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013. A iniciativa, promovida pelo Instituto de Design de Guimarães, dá a oportunidade a designers – profissionais ou estudantes – de deixarem a sua marca nos objetos que vão distinguir a excelência desportiva no próximo ano. O vencedor recebe um prémio de mil euros.

Até à próxima sexta-feira, 7 de dezembro, às 17h00, os interessados devem submeter a sua inscrição através do e-mail registo.ced2013@gmail.com. Após validação da mesma, será atribuído um número de registo, que deve constar no dossiê de candidatura, a enviar até dia 17 de dezembro, às 17h00. Este deve conter os desenhos tridimensionais das peças a produzir, bem como uma memória descritiva e uma ficha técnica.

Na avaliação das peças submetidas – taças e medalhas a colocar em fitas –, serão valorizados aspetos como a qualidade conceptual, a originalidade e a capacidade de adaptação ao processo produtivo. As peças devem conter elementos representativos da cidade vimaranense, a sigla da iniciativa (CED2013) e apontamentos que marquem a diferenciação entre os diferentes classificados.

Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013
Depois de um ano de reconhecimento como Capital Europeia da Cultura, a cidade berço pretende agora triunfar enquanto Cidade Europeia do Desporto. No âmbito do evento – já reconhecido pelo Governo como de Interesse Público –, está prevista a realização de dois eventos por cada semana do ano de 2013. Fomentar o desporto para todos, estimular a produção de conhecimento, a qualificação e formação profissional, com uma postura muito próxima da comunidade, são os objetivos da iniciativa que arranca a 19 de janeiro.