Curta-metragem de João Viana vence novo prémio em França
Película de 2011 recebe distinção “Amadis du Meilleur Montage” no Festival do Filme Lusófono e Francófono de Montpellier.


2012.12.12

A curta-metragem "Alfama", realizada por João Viana, acaba de vencer o prémio “Amadis du Meilleur Montage” da quinta edição do Festival do Filme Lusófono e Francófono de Montpellier, que aconteceu em França, no início de dezembro. A película foi a única portuguesa premiada, num evento onde foram apresentados mais de uma centena de filmes. Os restantes galardões foram atribuídos a filmes de países como França, Brasil, Bélgica e Canadá.

Este é o décimo galardão internacional que “Alfama” arrecada, sendo que a curta já esteve presente em mais de 50 festivais internacionais. Produzido pela Papaveronoir Filmes, "Alfama” é um filme de 2011, sem diálogos e onde o som conta, literalmente, uma história. Rodada a bordo de um comboio Alfa Pendular, entre Lisboa e o Porto, a película é interpretada por Inês Fouto, Paulo Herbert e João Baptista, nos principais papéis, e conta ainda com a participação de Carminho, no fado “Escrevi teu nome no Vento”.