Conto do escritor Paul Auster apoia projecto da APPT 21
Em parceria com a MHIJ Editores, por cada download do aúdio-livro, dois euros revertem a favor das crianças portadoras de Trissomia 21.


2008.12.02

A Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT 21), na qual está integrado o espaço Diferenças, acaba de celebrar uma parceria de cooperação com a MHIJ Editores. No âmbito deste acordo, por cada download do aúdio-livro “A História de Natal de Auggie Wren”, a MHIJ doará dois euros a favor da APPT 21 e do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças. Este conto natalício, da autoria do escritor Paul Auster, está disponível, em formato MP3, em www.mhij.pt e tem um custo unitário de seis euros.

Paul Auster compra as suas cigarrilhas holandesas numa tabacaria de Brooklyn, cujo proprietário, Auggie Wren, tem um curioso hábito de fotografar a sua rua a diversas horas, em diferentes estações, ano após ano. No Natal de 1990, o The New York Times pediu a Paul Auster um conto natalício. E o escritor inspirou-se em Auggie Wren para contar uma história plena de ternura.

Num registo que lhe é característico e que explica, em parte, o sucesso deste autor, “A História de Natal de Auggie Wren” aproxima-se de outras obras narrativas de Paul Auster pela forma como aborda os dilemas e os conflitos humanos, num ambiente verosímil e perfeitamente identificável. A temática natalícia, a solidão nas grandes cidades, a velhice e o abandono são alguns dos tópicos aflorados numa pormenorizada descrição que conta, em Portugal, com ilustração narrativa do conceituado jornalista Henrique Garcia.

O espaço Diferenças é um centro de desenvolvimento infantil criado em 2004 e que tem como patrono o comentador Marcelo Rebelo de Sousa. O centro está ligado à APPT21 (Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21) mas funciona autonomamente. O Diferenças tem sede em Lisboa (Chelas) e actua ao nível de diferentes perturbações do desenvolvimento infantil.