Concerto de Beethoven marca 25 anos do Politécnico do Porto
Hoje à noite, 6 de Outubro, o IPP apresenta, pelas 21h30, no Coliseu do Porto, o concerto que marca o arranque das comemorações oficiais do 25º aniversário do maior politécnico do país.


2010.09.30

Na próxima quarta-feira, 6 de Outubro, o Instituto Politécnico do Porto (IPP) apresenta, pelas 21h30, no Coliseu do Porto, o concerto que marca o arranque das comemorações oficiais do 25º aniversário do maior politécnico do país. A 9ª Sinfonia de Beethoven, uma das maiores obras-primas do compositor austríaco, é o tema escolhido.

A interpretação da obra está a cargo da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), sob a direcção do Maestro António Saiote e do Coro Inter Universitário, dirigido pelo Maestro Pedro Monteiro e como solistas Ana Maria Pinto; Margarida Reis, Rui Taveira e António Salgado. Concluída em 1824, a 9ª Sinfonia é a última sinfonia completa composta por Ludwig van Beethoven e reconhecida como o expoente da música romântica.

O concerto de Beethoven abre o ciclo de festividades alusivas aos 25 anos do Instituto Politécnico do Porto, que decorrem até 25 de Fevereiro de 2011. Exposições, conferências, concursos técnicos e artísticos e debates são outras iniciativas que o IPP levará a cabo com vista a comemorar a data histórica. Para além de assinalar a abertura oficial da temporada cultural do Instituto Politécnico do Porto, o concerto protagonizado por alunos, professores e músicos convidados pretende associar-se às comemorações do Centenário da República.

A Orquestra Sinfónica da ESMAE – criada em 1994 – tem como objectivo estimular o enriquecimento curricular e pedagógico dos músicos que a integram. O Coro Inter-Universitário é composto por elementos da Universidade Católica Portuguesa, da Universidade de Aveiro e da ESMAE. Os bilhetes para o concerto estão já à venda nas bilheteiras do Coliseu do Porto (5,00 a 20,00 euros).

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) foi criado em 1985, após o processo de relançamento do Ensino Superior Politécnico em Portugal. Actualmente, integram o IPP sete escolas: o Instituto Superior de Engenharia (ISEP), o Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP), a Escola Superior de Educação (ESE), a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), a Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF) e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP). Em 2009/2010, mais de 16 mil alunos frequentaram as sete escolas do Instituto Politécnico do Porto, localizadas em seis cidades do distrito do Porto.