Como gerir projetos de cooperação para o desenvolvimento de ONG’s?
Curso aborda problemáticas como, por exemplo, a dos refugiados, procurando dar resposta através da intervenção em crise e emergência


2018.12.03

A atual dinâmica da gestão de projetos de cooperação para o desenvolvimento exige novos profissionais, capazes de reconhecer, compreender, gerir e avaliar os múltiplos desafios sociais, culturais e económicos que caracterizam a globalização. A pensar neste desafio, a Católica no Porto acaba de lançar a segunda edição da pós-graduação em “Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento”, formação que visa dotar os participantes com as competências avançadas e as ferramentas necessárias para darem resposta a estes desafios. O programa, coordenado por Américo Carvalho Mendes e Filipe Pinto – docentes da Católica no Porto – enquadra-se na oferta formativa da Área Transversal de Economia Social (ATES) da instituição e é dinamizado no campus Foz da Católica no Porto.

A estrutura formativa do curso pretende equilibrar o conhecimento científico e o trabalho prático, debruçando-se, assim, na compreensão das temáticas emergentes e transversais da cooperação internacional e da gestão de organizações não governamentais. Com uma abordagem voltada para a resolução prática de problemas reais, a formação – constituída por diferentes módulos – irá abordar assuntos de caráter social, como a questão dos refugiados, procurando dar resposta através da intervenção em crise e emergência. A pós-graduação irá explorar, também, casos práticos de desenvolvimento local e mudança social e, ainda, a desigualdade, a pobreza e o bem-estar a nível global.

Os módulos “Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” ou, ainda, “Evolução da Ajuda ao Desenvolvimento e Tendências Atuais” fazem, também, parte da formação, que visa uma análise à evolução dos projetos de cooperação internacional. Refira-se que as candidaturas para integrar a formação estão abertas até 31 de dezembro, mas os interessados em inscrever-se em unidades curriculares isoladas podem fazê-lo ao longo do ano letivo. Mais informações e candidaturas em: http://www.porto.ucp.pt/pt/central-oferta-formativa/pos-graduacao-gestao-projetos-cooperacao-para-desenvolvimento.

A Universidade Católica Portuguesa é constituída por quatro centros regionais: Braga, Lisboa, Porto e Viseu. No Porto, a Universidade tem dois campus que integram 8 unidades académicas e sete unidades de investigação onde uma comunidade vibrante de mais de 8000 mil professores, alunos e colaboradores partilham conhecimento nas áreas das Artes, Bioética, Biotecnologia, Direito, Economia, Educação, Enfermagem, Gestão, Psicologia, Teologia entre outras. Neste momento, a Católica no Porto oferece 13 licenciaturas, 29 mestrados, 11 doutoramentos, 40 pós-graduações, formação avançada e executiva, Teen Academy e programa Universitário Mais Saber. www.porto.ucp.pt