Como é que as empresas podem atrair mais e melhores candidatos?
Evento, que decorre na Porto Business School, reúne vários especialistas e visa apresentar e partilhar as melhores práticas do Employer Branding.


2017.02.06

Melhorar a imagem das empresas para atrair mais e melhores candidatos. É este o mote da conferência que a Talent Portugal (www.talentportugal.com) – comunidade que visa a atração de talento para trabalhar em território nacional promove a 15 de fevereiro, às 14h00, na Porto Business School. Durante a iniciativa, um conjunto de especialistas refletem sobre a aposta das empresas no Employer Branding, nomeadamente na importância desta técnica que melhora a perceção das instituições junto dos colaboradores e candidatos. Relembre-se que, de acordo com um inquérito realizado pela Talent Portugal a 13 centros de serviços globais a operar atualmente em Portugal, o Employer Branding foi a tendência destacada pelas empresas para conseguirem recrutar mais e melhores profissionais.

O evento conta com um conjunto diversificado de painéis conduzidos por Pedro Caramez, consultor em Linkedin, Rodrigo Viana de Freitas, da Central de Informação, Flávio Gart, da Bazooka, e Sofia Reis, da Lemon Works, especialistas de áreas tão diversas como a consultoria, a comunicação, a publicidade, social media ou cultura, respetivamente. Como estar presente nas redes sociais, a utilização dos media para comunicar com os candidatos ou a importância dos vídeos nas campanhas de atração de talento são alguns dos temas do encontro.

Uma oportunidade de aprendizagem para todos os intervenientes
Ainda durante a conferência haverá espaço para uma sessão de networking e de partilha de experiências entre empresas e responsáveis de mais de duas dezenas de gabinetes de empregabilidade e associações de estudantes. Destaque-se, por exemplo, o Instituto Politécnico do Porto, a Universidade do Porto, o Instituto Superior de Engenharia do Porto, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, a Universidade Portucalense, a Universidade do Minho, a Federação Académica do Porto, a AIESEC, o Board of European Students of Technology (BEST) ou a Erasmus Student Network.

Já no campo das empresas, a Mercer Portugal – que irá expandir este ano os três centros de excelência e criar mais 40 postos de trabalho –, bem como a Adidas, Webhelp, Yazaki, Dorel Juvenile, Satcom, Critical Manufacturing, Sonae, Concentrix, Infineon, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Manpower Group, Growin, Agap2it, Ábaco Consultores são apenas alguns dos sponsors já confirmados. A iniciativa integra, ainda, uma apresentação dos candidatos, que irão explicar o que procuram no mercado laboral e nas empresas, e um debate, entre as 17h00 e as 19h00. Neste contexto, convidamos o vosso órgão de comunicação social para a conferência, que decorre a 15 de fevereiro (quarta-feira), às 14h00, na Porto Business School.

Mais do que uma plataforma, a Talent Portugal (www.talentportugal.com) assume-se como uma comunidade de atração de talento que visa detetar oportunidades de emprego para profissionais, e para jovens licenciados, portugueses e estrangeiros, em empresas tecnológicas e centros de serviços globais instalados em território nacional. Além do lançamento da plataforma on-line, a iniciativa integra momentos como um Think Tank ou uma Internacional Job Fair (www.internationaljobfair.com), momentos que reúnem empresas, universidades e estudantes numa troca de experiências ímpar. A Câmara Municipal do Porto, a Erasmus Student Network do Porto, o Alto Comissariado para as Migrações e o TICE (Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica) são alguns dos parceiros da iniciativa.