Colecção de arte da Clínica Praxis apoia prevenção da osteoporose
10 das 50 obras expostas estão a leilão. Verba angariada será entregue a projectos de apoio à luta contra a doença que afecta 650 mil portugueses. Mostra está patente até 29 de Abril, no Museu Soares dos Reis.


2012.04.23

Até ao próximo domingo, 29 de Abril, o Museu Soares dos Reis, no Porto, acolhe uma mostra de arte solidária. Por um valor base de licitação que oscila entre os 750 e os mil euros, dez das 50 obras expostas, da autoria do pintor Henrique Vaz Duarte estão à disposição de coleccionadores. O valor total arrebatado será doado a instituições que se dedicam à prevenção, investigação e tratamento da osteoporose. A iniciativa organizada pela Clínica Praxis insere-se nas celebrações do 25º aniversário de actividade da unidade de saúde.

Em 2007, Henrique Vaz Duarte foi convidado para decorar as salas da Clínica Praxis, com “carta-branca” para pensar e concretizar a decoração do espaço. Hoje, as paredes da Clínica Praxis contam já com meia centena de obras, que agora podem ser visitadas pelo público em geral. As pinturas foram compiladas num livro – “Projecto Praxis 25 anos” –, onde é ainda possível encontrar a história da clínica, os pormenores do projecto arquitectónico e a opinião de Porfírio Alves Pires, crítico de arte.

25 anos dedicados ao tratamento de doentes com patologia discal
Manuel Enes é um dos maiores especialistas nacionais em doenças degenerativas da coluna. Especializado em ortopedia na Alemanha, formalizou uma dedicação exclusiva à patologia da coluna vertebral, na sua componente degenerativa. Há 25 anos, criou, no Porto, a Clínica Praxis, que serve de base ao Centro de Cirurgia Discal Doutor Manuel Enes, organização que se dedica ao tratamento de doentes com patologia discal, através da aplicação de técnicas minimamente invasivas, possibilitando uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e menos dispendiosa.

Criada em 1987, a Clínica Praxis é uma unidade de saúde para exame, diagnóstico, tratamento e cirurgia ambulatória, e serve de base ao Centro de Cirurgia Discal Doutor Manuel Enes, que se destina ao tratamento de doenças degenerativas da coluna vertebral. Em Portugal, a Praxis distingue-se pelo facto de ser o único centro a ministrar a técnica MedX. Trata-se de uma terapia dedicada ao tratamento de dores crónicas da coluna vertebral, que se baseia no fortalecimento da musculatura por aparelhos de resistência geridos informaticamente.

A aplicação de técnicas minimamente invasivas, que possibilitam uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e menos dispendiosa, é uma das imagens de marca desta unidade de saúde. Recentemente, a clínica recebeu o prémio de melhor trabalho sobre próteses de coluna no Congresso Mundial de Cirurgia de Coluna, que decorreu no Hawai. A colaboração regular com especialistas de cirurgia de coluna reconhecidos internacionalmente confere à Clínica Praxis o título de “Centro Internacional da Coluna” – “International Spine Center”. A Praxis exerceu, desde sempre, a sua actividade no âmbito da medicina exclusivamente privada, privilegiando o contacto directo com o doente e evitando e mediação de terceiros.