Clínica Praxis revela em livro colecção exclusiva de arte
Obra apresenta 50 quadros da autoria do pintor aveirense Henrique Vaz Duarte e conceito arquitectónico da unidade de saúde criada em 2009.


2012.04.26

A Clínica Praxis acaba de lançar um livro que revela toda a sua história. O “Projecto Praxis 25 Anos” compila 50 obras do pintor Henrique Vaz Duarte – concebidas para a clínica ao longo dos últimos anos – e conta os pormenores do projecto arquitectónico. “As 7 maravilhas desconhecidas do mundo”, “Lúcifer, menino” e “O suave perfume das laranjas” são apenas algumas das obras que podem ser apreciadas no livro.

Henrique Vaz Duarte foi convidado para decorar as salas da Clínica Praxis em 2007, com “carta-branca” para pensar e concretizar a decoração do espaço. Vaz Duarte, natural de Aveiro, já expôs em várias cidades portuguesas como Porto, Lisboa e Leiria, mas também em Sevilha, Madrid e Edimburgo. O livro conta ainda com a crítica de Porfírio Alves Pires, que analisa a relação entre as pinturas e a própria clínica. O crítico de arte considera que considera que se utiliza “o factor estético como elemento de acesso ao negativo humano, tornando-o cativante para ser aceite enquanto repulsivo.”

Apesar de dedicar especial atenção à pintura, “Projecto Praxis 25 Anos” reserva também espaço para uma abordagem arquitectónica ao edifício, criado em 2009, e onde desde então a Clínica presta funções. Ao longo de seis páginas, José Leite e João Santos – arquitectos responsáveis pela projecção do espaço – explicam os contornos que envolveram a edificação da clínica e as características peculiares de cada um dos seis pisos que a compõem. Através de imagens reais e plantas arquitectónicas, a obra dá a conhecer um pouco mais o edifício pensado de raiz e estruturado para servir de base ao tratamento de patologias degenerativas da coluna.

Obras a leilão no Museu Soares dos Reis
As obras podem ser contempladas até ao próximo domingo, 29 de Abril, no Museu Soares dos Reis, no Porto. Uma dezena das obras expostas será leiloada, com uma base de licitação que oscila entre os 750 e os mil euros. O valor total arrebatado será doado a instituições que se dedicam à prevenção, investigação e tratamento da osteoporose.

Criada em 1987, a Clínica Praxis é uma unidade de saúde para exame, diagnóstico, tratamento e cirurgia ambulatória, e serve de base ao Centro de Cirurgia Discal Doutor Manuel Enes, que se destina ao tratamento de doenças degenerativas da coluna vertebral. Em Portugal, a Praxis distingue-se pelo facto de ser o único centro a ministrar a técnica MedX. Trata-se de uma terapia dedicada ao tratamento de dores crónicas da coluna vertebral, que se baseia no fortalecimento da musculatura por aparelhos de resistência geridos informaticamente.

A aplicação de técnicas minimamente invasivas, que possibilitam uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e menos dispendiosa, é uma das imagens de marca desta unidade de saúde. Recentemente, a clínica recebeu o prémio de melhor trabalho sobre próteses de coluna no Congresso Mundial de Cirurgia de Coluna, que decorreu no Hawai. A colaboração regular com especialistas de cirurgia de coluna reconhecidos internacionalmente confere à Clínica Praxis o título de “Centro Internacional da Coluna” – “International Spine Center”. A Praxis exerceu, desde sempre, a sua actividade no âmbito da medicina exclusivamente privada, privilegiando o contacto directo com o doente e evitando e mediação de terceiros.