Cidade de Lagos conquista comerciantes e consumidores

Mais de 300 participantes e 160 espaços comerciais já aderiram à acção que visa incrementar o comércio tradicional do Centro Histórico de Lagos.



2009.07.30

A campanha “Pontos de Renovação”, criada no âmbito das acções de Verão que decorrem na cidade de Lagos, está a revelar-se um sucesso. A iniciativa – que permite trocar as facturas de compras efectuadas nas lojas do Centro Histórico da cidade por diversos prémios – conta já com mais de três centenas de participantes. Também os comerciantes do Centro Histórico aderiram em massa, tendo o número total ultrapassado já as 160 lojas, desde restaurantes, cafetarias, farmácias, lojas de moda e calçado, ópticas, garrafeiras e mini-mercados, entre tantas outras.

“A campanha tem como principal objectivo estimular a permanência de visitantes e turistas no Centro Histórico, local com uma elevada concentração de comércio tradicional, incentivando e contribuindo para o consumo em lojas de rua”, revela Carlos Albuquerque, presidente da FUTURLAGOS, entidade co-promotora, em conjunto com a autarquia. Aquele responsável sublinha a importância deste tipo de acções, dado que se inserem “no processo de renovação urbana da cidade, que visa a requalificação da Frente Ribeirinha e a criação de cerca de 900 lugares de estacionamento, através de dois novos parques subterrâneos”.

Os prémios podem ser levantados num balcão concebido propositadamente para o efeito, situado na Praça Luís de Camões, e que exibe um original formato de aquário. O horário de funcionamento é das 10h00 às 13h00 e das 18h00 às 23h00, diariamente. “Os comerciantes podem aderir em qualquer momento e sem quaisquer custos, beneficiando gratuitamente daquele incentivo às compras nos espaços comerciais do Centro Histórico”, acrescenta Carlos Albuquerque.

Todos os pormenores podem ser consultados no site www.pontosderenovacao.com, onde também é possível aderir à iniciativa, que conta com o apoio das associações comerciais ACRAL, Lagos Para Sempre e ASEMBA.

Figuras marítimas conquistam Algarve

No Centro Histórico de Lagos, mais concretamente na Praça Gil Eanes, encontra-se um outro aquário, designado de “Ponto informativo”. Esta estrutura funciona como balcão central das várias acções: os visitantes podem obter informação complementar sobre as bolsas gratuitas de estacionamento, os horários dos transportes públicos ”A ONDA”, bem como sobre as acções especiais que estão a decorrer no Centro Histórico até 30 de Setembro.

A “Rota dos Peixes” é uma delas. Com vista a enfatizar a ligação da malha urbana ao mar, encontram-se expostas várias peças inéditas, concebidas em exclusivo para a cidade de Lagos. Seis gigantes do mar, com dois metros de altura e decorados com cores fortes e contrastantes, invadiram o Centro Histórico, constituindo já um importante foco de atracção para residentes e turistas. O seu carácter lúdico tem permitido a interacção com o público: muitos são os que se deslocam a Lagos para percorrer a “Rota dos Peixes”, admirar as figuras marítimas e registar fotograficamente o momento.

Já a partir do dia 1 de Agosto está garantida a realização diária de uma acção especial nas entradas da cidade, intitulada “Patins em Linha – Lagos Renovar é Preservar”. Durante o mês de Agosto, vários patinadores receberão os visitantes e turistas que chegam a Lagos, munindo-os de informação útil em termos de estacionamento alternativo e circulação viária   

Por fim, importa relembrar que a requalificação da Frente Ribeirinha surge no âmbito do Programa POLIS e está orçada em cerca de 2,2 milhões de euros. Já os dois novos parques – desenvolvidos no âmbito de uma Parceira Público-Privada – implicam um investimento total de 15,7 milhões de euros.