Cerca de mil pessoas celebraram o melhor da gastronomia italiana
Tendo passado por três cidades em Portugal, o evento promoveu várias atividades abertas ao público dedicadas à promoção do Made in Italy.


2018.11.30

Chegou ao fim a terceira edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, evento que fez chegar a Portugal diversas personalidades de relevo italianas e reputados chefs de cozinha que, ao longo de dez dias, deram a conhecer, a cerca de mil pessoas, diferentes regiões de Itália, através dos seus produtos de origem e pratos típicos da tradição da dieta mediterrânica. Com um programa um pouco mais alargado em Portugal, a Semana da Cozinha Italiana no Mundo passou por mais de 50 países, entre os dias 19 e 25 de novembro.

Lisboa, Porto e Loulé foram as cidades portuguesas que este ano acolheram a Semana da Cozinha Italiana no Mundo, tendo em conjunto recebido um total de 13 iniciativas que tinham como principal objetivo sublinhar e celebrar a excelência do Made in Italy agroalimentar. Workshops com reconhecidos chefes italianos – entre os quais um estrela Michelin e uma campeã mundial em carving –, degustações de pratos típicos – incluindo refeições italianas que chegam ao espaço para os astronautas da Estação Espacial Europeia – e ainda uma conferência com foco na dieta mediterrânica foram algumas das atividades que integraram o programa desta edição.

Ao evento juntaram-se ainda 17 restaurantes que preparam menus especiais durante a semana do evento. Promovida pelo Governo italiano, a Semana da Cozinha Italiana no Mundo estará de regresso em 2019 com datas ainda a anunciar. Recorde-se que em Portugal as iniciativas são da responsabilidade da Embaixada de Itália em Portugal, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Câmara de Comércio Italiana para Portugal e associação ASCIP – Dante Alighieri do Porto.